Duvida de iniciante (JDBC)

Boa Tarde
Estou tentando aprender banco de dados, instalei o MySQL em minha máquina, ja consegui criar banco de dados tabelas etc pelo prompt, agora eu gostaria de aprender implementar isto em um programa Java, para isto minha dúvida é a seguinte:
Ja li artigos para instalar o tal JDBC ODBC etc, mas afinal oque devo instalar realmente, pois em cada lugar fala uma coisa diferente?
só instalo o JDBC ou a ponte JDBC/ODBC e depois o driver ODBC?
meu SO é WinXP, não sei se tem alguma coisa haver isso!

Se alguem tiver alguma dica doque eu estiver fazendo errado eu tb agradeço…
Obrigado a todos :arrow:

Oi jhonys,

Você tem que fazer o download do driver do bando de dados MySQL, cuja sua extensão é .jar.
A partir disso, coloque-o no diretório C:\SEU_JDK\lib
E também no diretório de suas aplicações.

Pronto, depois desses passos você estará pronto para fazer a conexão.

[]'s

jhonys,

A grande diferença entre ODBC e JDBC é que na conexão ODBC há uma camada a mais entre o teu sistema e o banco de dados. Esta camada é o Sistema Operacional Windows. Entre tanto, os drivers JDBC fazem a conexão tirando essa camada fora, ou seja, não passa pelo sistema operacional.
É altamente recomendado que em todos os seus projetos você utilize conexões JDBC, pois a conexão é mais rápida com o banco. Se você utilizar drivers JDBC de nível 4, ou seja, 100% Java, melhor ainda pois estes além de não passar pelo sistema operacional serão 100% compatíveis com qualquer sistema operacional… :cool: :grin:

[]'s

eu ia responder exatamente igual o Elton! :razz:
mas como ele ja respondeu, eu só tenho a dizer, q se caso vc precisar de um exemplo de como faz a conexao com um banco de dados, eu te digo q aki no PJ tem material suficiente pra suprir todas as necessidades!
:wink:

flw!
abraços!

então, eu ja tinha feito exatamente oque o Reifel fez, mais resumidamente e agora eu preciso instalar mais alguma coisa, tipo o JDBC?

Obrigado,
abraço