Dúvida de Iniciante - que caminhos tomar

5 respostas
P

A grande sacada do java e ao mesmo tempo um problema(para quem se acostumou com Delphi ou C#), é exatamente a distância que ele põe entre o core da aplicação e o designer. Com isso, muitos desenvolvedores iniciantes(como eu), fica naquela situação, tipo, devo escrever minhas classes no mesmo package que os Servlets? E como ficam as JSP’s? Bem, o que eu quero dizer com isso é o seguinte(vou exemplificar que é melhor):
Digamos que eu vá fazer um sistema de pedidos de compras. Eu tenho as requisições de compras, itens de produtos, nota fiscal de entrada, contas a pagar(Só isso para exemplificarmos). Bem, esses caras listados, vão gerar algumas classes, tipo: Pessoa, Fornecedor, Cliente, Produtos, Item de Produto, cabeçalho de Nota, Corpo de Nota, Tributos,Conexão banco e etc…
Alguns Servlets: VerificaEstoque,PegaFornecedor,PegaCliente,LançaNotaFiscal e etc…
Alguns JSP’s: RetornaInformaçãoCliente,RetornaInformaçãoEstoque e etc…
Conexão com banco de dados, senha de login e etc…

Tudo isso deve estar no mesmo projeto, mas como fica a distribuição deles nos Packages? Como deve ser organização deles dentro do projeto?
A idéia de classes, servlets, jsp e etc… foi somente sugestão, de repente não é nada disso que eu falei, pode ser algo mais ou menos. Isso foi apenas o que passou na minha mente, mas uma mente de quem está começando.
E os Framework(Struts,Springs,Hibernate e etc…) Como escolher e aplicá-los?
P.S. Esse projeto é WEB.

5 Respostas

jeroqueiroz

Cara,

O principal de tudo e qdo programamos em outras linguages e partimos para Java esquecermos o q fizemos nas demais e se preocupar como o Java faz, comparações e perda de tempo.

Qto ao que usar vc tem q saber sua necessidade e então partir para definir o q precisa, pois existe uma série de frameworks e inegrações no java o qual atende a cada situação. dificilmente sua necessidade já não foi a necessidade de uma outra pessoa.

Explique de forma rápida sua necessidade para colher sugestões, porque muito texto como você colocou a pessoas tendem a não ler…

Abçs…

P

Estou criando um sistema de pedidos, estudando um livro, pesquisando na web e perguntando aqui no forum. Preciso criar uns Forms(HTML) para o usuário preencher(Fornecedores, Clientes, Produtos e etc…). Posso fazer esses Forms no DreamWeaver por exemplo e depois associar às minhas classes em Java? E como se dá isso? Ou terei que fazer tudo dentro do Java? Qual a melhor opção, caso se permita as duas.

otaviojava

A grande sacada dos domains e dos pacotes é mais para a organização de seu projeto.
Isso certamente vai facilitar futuramente na manutenção do seu projeto.

Jaba

Não é recomendado, mais hoje em dia é muito raro escrever um Servlet.

Depende da sua preferencia, normalmente eu coloco o index no root da aplicação (WEB-INF) e coloco pastas por propositos das JSP’s.

Você não vai escrever Servlets. Os frameworks vão lhe dar uma pronta, uma unica, que gerencia todas as requisições. De uma olhada no Pattern Command e Front Controller, que são os patterns em que a Servlet de um framework se baseia.

Isso vai ficar no DAO e no Model da sua aplicação.

Tem um capitulo que fala sobre isso no Servlets & JSP do HF, mas normalmente, a escolha é sua.

Uma mente de quem está começando, mas não está googleando.

Existem varios tutoriais na internet sobre os mesmos, pesquise. A tendencia do mercado hoje é JavaServerFaces e Hibernate, com legados em Struts 1 e Spring.

pedruhenrik

Olá pjava td bem?

Aconselho vc a estudar um pouco sobre MVC http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC.

A organização dos packages q eu costumo utilizar é algo parecido com:

modelos;

controlers;

dao;

utilidades;

Td a minha parte “gráfica” q são os jps ficam salvos dentro de webcontent/webinf e ai eu separo por “módulos” (folders) como Clientes,Produtos,Fornecedores,Static e dentro desses módulos ficam os jsps.

Você utiliza alguma IDE ??? Qual ???

Aqui na empresa o programador front-end cria as páginas e disponibiliza (através de SVN), ele cria td com dreamweaver mas eu faço os ajustes no próprio Eclipse.

Quanto aos frameworks eu penso q vc deve escolher 1 que atenda suas necessidades e o custo/beneficios seja interessante tb.
Lêr sobre o framework e seus mantenedores é uma forma de vc conhecer melhor a ferramenta, discutir com outras pessoas tb mas acho q nd supera o nosso contato com tal ferramenta.

Como MVC, usei Struts2 em alguns projetos, hoje utilizo mais o vraptor.
Para persistência estou usando hibernate.
Tenho interesse em ver como é também o Spring e JSF.

att,

Criado 3 de janeiro de 2011
Ultima resposta 3 de jan. de 2011
Respostas 5
Participantes 5