Dúvida de iniciante: que linguagem estudar!?

7 respostas
J

Opa galera!
Sou novo no fórum e, me desculpem se já existe algum tópico respondendo esta dúvida, mas não consegui encontrar nada.

É o seguinte: Sou iniciante no ramo, a propósito, iniciarei uma faculdade de Ciência da computação no início do ano que vem. Mas como não sou mais um muleque novo (já sou formado em História e faço mestrado em Antropologia) eu gostaria de algumas dicas pra já começar essa faculdade adiantado. Meu principal objetivo é o desenvolvimento de jogos.

Gostaria de saber se o java é a linguagem certa para eu iniciar os estudos. Li um pouco sobre C++ e um pouco sobre Java… o Java me pareceu mais fácil de se dominar e mais simples. Sem dúvidas no ramo de games eu terei que aprender C++, mas será que é a melhor para começar!?

Tenho aqui o Guia de C++ para iniciantes do Herbert Schildt… e o Java, A beginner´s guide dele também. já estudei uns 2 ou 3 capítulos de cada um…e esse foi o meu único contato com a programação…

Por Favor me ajudem, galera!

Um grande abraço,

João Felipe Requião.

7 Respostas

Hebert_Coelho

Posso te aconselhar em Java. É uma boa linguagem e tem um bom mercado de trabalho nas capitais.

Se quer começar bem, leia o Livro HeadFirst Java (ou Use a Cabeça Java em português).

Vale a pena.

J

Jakefrog, muito obrigado pela resposta! Vou dar uma olhada neste livro que você indicou! Sei que não vou ser nada só com uma linguagem, mas acho que pra começar, o java é uma opção bem legal!

um grande abraço!

J

Cara, eu não te aconselho java para iniciar não. Uma máquina virtual te abstrai de conceitos importantes de um processador real. Aconselho estudar c(nem c++) inicialmente para você aprender como uma máquina funciona. Você não precisa de conceitos OO, toolkit gráfico ou qualquer outra metodologia para analisar algoritmos e desenvolver ferramentas matemáticas. A linguagem c é mais do que suficiente.

Se você pegar qualquer outra linguagem de alto nível inicialmente pode ter problemas com alguns conceitos.

Posteriormente você pode estudar java.

E

Se vc não sabe Logica de programação e nunca mexeu com uma linguagem procedural tambem aconselho C…

Marcio_Nogueira

Java, Grails e Ruby. :wink:

tguerra

Oi, joaorequiao!

Acho que Java e C++ são importantes saber, porém pra ter uma noção da lógica de programação, como o erickfm8 disse, C é uma ótima idéia.

Luiz_Augusto_Prado

Sugiro dar uma olhada antes de começar em exemplos simples de C, Javascript, Java e C# para comparar com Vicual Basic e Pascal.

C, C#, Java, Javascript são linguagens com estruturas um pouco semelhantes pois separam os blocos de codigo entre “{” e “}”.
Só vendo para entender.
O visual basic ou Pascal já seguem outra ideia.

Eu começei com o javascript para me familiarizar com o basico do basico.
exemplo para ser salvo em uma arquivo .html e ser aberto no navegador:

Depois disso passei para o C, que também lhe poderá ser um bom começo.

Outras possibilidades:
IDE e Gratuita para C#
SharpDevelop: http://www.icsharpcode.net/opensource/sd/

Java com netbeans
netbeans.org/kb/docs/java/quickstart_pt_BR.html

C e Cpp:
http://www.bloodshed.net/devcpp.html

Criado 21 de novembro de 2011
Ultima resposta 22 de nov. de 2011
Respostas 7
Participantes 7