Duvida de iniciante

6 respostas
R

Ola todos,
Comecei Java a poucos dias e sou novato em OOP. Estou me virando bem porem estou com um probleminha no meu primeiro script, que bolei desde o conceito ate a aplicaçao, usando o conhecimento que adquiri ate agora. Estou utilizando CoreJava2 Vol1. como guia de aprendizado.

Como funciona o forum? eu posto aqui o script e a duvida ou tem outro lugar para isso?

[ ]´s

Rasta Jones

6 Respostas

Rafael_Steil

O ideal eh vc postar a duvida, e evitar mandar o programa completo. As vezes o pessoal ira pedir o codigo que esta dando problema para voce, mas somente as partes relevantes. No mais, de o maximo de informaoces possiveis sobre o ambiente, sobre o que vc nao entende etc… isso ajuda MUITO o pessoal que ira responder.

Rafael

Rafael_Nunes

Tenta postar tua dúvida.
Diga o que você está tentando fazer, o que esperava que acontecesse e o que aconteceu(ou não aconteceu).

R

Opa blz rapazeada. Legal saber tambem que o forum eh bem visitado. Acho que cheguei pra ficar :slight_smile:

Baum, eu fiz um programa basicaum para realizar certas operacoes numa certa conta de banco. (embora o exemplo do tema possa ser familiar, eu nao usei nenhum recurso por ai :))

Entao tem a classe Banco.java que seria o principal que controla o resto. E (por enquanto apenas essa) fiz uma classe Conta.java na qual irei operar.

Como podem ver na linha "System.out.println(“DEBUG (this.saldo): " + this.saldo);” dentro do metodo Conta.Deposito() estou tentando entender porque quando tento usar Conta.verSaldo() ele retorna um saldo de 0.

Espero ter sido esplicito e descritivo o suficiente pois como disse, ainda sou novato e tenho dificuldade em falar um “javanes correto” :slight_smile:

:roll:

Rafael_Steil

Voce tem certeza que o metodo deposita() esta sendo executado? O ideal seria voce debugar, mas se nao tiver algum debugger a mao, coloque uns System.out nos metodos para certificar-se que os mesmos estao sendo executados.

Rafael

R

acredito que sim, até porque nesse “debug manual” que fiz com System.out, ele imprime tudo ok.

public void Deposito(double valor) {
    this.saldo += valor;
    System.out.println("DEBUG (this.saldo): " + this.saldo);
    }

até aqui tudo bem, porem quando vou la chamar verSaldo() o campo saldo do objeto novaconta aparentemente ta 0 denovo :S

public void verSaldo() {
    System.out.println("SALDO ATUAL: " + this.saldo);
    }

No post acima Banco.java e Conta.java estao como links para as classes caso haja interesse em analiza-lo. Eh bem simples

[ ]´s

Rasta

Rafael_Steil

O problema eh que vc cria uma instancia nova a cada chamada a menu() ( Conta novaconta = new Conta(numero, tipo); )… assim, ira ficar zero mesmo :slight_smile:

Modifique o codigo para que “novaConta” seja um membro da classe, ao inves de ser local ao metodo. Isso ira resolver.

Rafael

Criado 21 de março de 2005
Ultima resposta 21 de mar. de 2005
Respostas 6
Participantes 3