Galera essa é uma dúvida de iniciante, em vário tutorias eu leio que seus arquivos ou jars devem ser refenciados no classpath da aplicação, mas eu não consigo entender oque isso significa.
Abraços e desculpa pela dúvida infantil._
Dúvida de Iniciante
3 Respostas
Para poder usar classes e outros recursos em arquivos externos (.jar ou não), o seu sistema precisa de referências para onde encontrá-los. Classpath é justamente isso: a definicão de caminhos e/ou arquivos que compõem a base de “código” do seu sistema, e a partir de onde classes e outros recursos serão procurados quando do seu carregamento.
Acrescenter arquivos ou seus respectivos diretórios ao Classpath significa torná-los disponíveis à sua aplicacão em tempo de execucão. Mas isto funciona apenas para recursos “estáticos”, já existentes. Existem excecões, como por exemplo, quando você precisa carregar uma classe dinâmica (i.e, gerada e compilada em tempo de execucão): precisa utilizar um URLClassLoader cujo contexto seja o mesmo onde residem os arquivos gerados pela compilacão da classe em questão.
Rodrigo
Então Rodrigo quando eu ler em algum tutorial ou artigo que meus arquivos devem ser referenciados no classpath da aplicação significa que eu devo seta r a minha variável de ambiente classpath indicando o diretório que contém meus arquivos.class da aplicação que estou desenvolvendo ?.
Abraços._
É mais ou menos isso. Em tese é isso, mas isso não se torna totalmente necessário. O CLASSPATH deve ser uma váriave onde está as classes do java, junto com “.”(diretório local). Com isso vc já não deve ter problemas com classpath.
Em IDE’s como o netbeans e o eclipse, vc vai esquecer que existe CLASSPATH, pois ele faz tudo pra vc. Eu sugiro a ir programando com IDE’s agora, e com o tempo vc vai entendendo melhor. Classpath é um conceito bem de Java mesmo então fica um pouco dificil de entender, mas com o tempo vc pega o jeito.
[]'s