O que eu mais tenho dificuldade é esboçar um programa. Por exemplo, se eu fizer um sisteminha que controla entrada e saida de carro com cobrança e marcação de periodo de estacionamento.
Eu não sei como começar e por onde.
Sei que posso colocar um banco de dados que vai guardar horario de entrada e saida e valores. Se pensar em web sevlets ou jsp se pensar em aplicação desktop classes (para swing) bom enfim,
gostaria de ter o problema e já ter a idéia o que cada classe vai fazer e codificar já, qual o pulo do gato?
Cara, eu também passo por isso e acredito que só o tempo e experiencia vai fazer que isso vai ficar mais automatico.
Mas p/ começar algo tem que ser sempre do começo né?
Se você vai fazer esse sisteminha p/ estacionamento, primeiro você vai fazer a modelagem de dados, criar o banco de dados com as tabelas etc.
Depois você pode desenvolver as classes para DataAccessLayer, ou seja. se você tem cliente, e carro. crie as classes para acesso ao banco direto, com insert, delete, update.
Feito isso fica mais fácil, e você continua elaborando a home do sistema. e daí você vai percebendo as necessidades, de um novo comando insert só que diferente. dai vai ficando fácil!
Eu sempre crio a classe com os comandos básicos insert, delete e update.
pra fazer a modelagem, daí sim os problemas entram. cliente que não sabe especificar direito o que fazer e etc.
acho a modelagem de dados o primeiro passo mais importante!
F
felp10
Vou fazer isso é uma boa idéia começar pelas tabelas também.
Vlw Edu
Felie
pissurno
Como o EduFranzoni xp é tudo. xp = experiência
Eu particularmente sai do Dephi 7 tudo estruturado e cai de cabeça em Java - Web sem ter uma boa noção de OO, o começo foi duro mas está dando certo agora, pelo menos eu acho hehehe
Bom eu particularmente prefiro mapear as entidades e deixar o hibernate gerar o banco para mim, caso for web prefiro o JSF2.0 com RichFaces ou PrimeFaces para interfaces ricas, prefiro o JSF2 pela facilidade de usar annotations e ter menos arquivos de configuração… bom para gerenciar as transações do hibernate vc pode controlar na mão (não recomendo) ou deixar um framework fazer isso para vc como o EJB ou Spring.
Bom isso tudo na parte da arquitetura da sua app… mas claro antes disso é bom ter uma boa noção sobre as regras de negócio do sistema.
bom espero ter ajudado flws…
M
malstryx
Cara, eu já trabalho com programação algum tempo… Eu melhorei muito nesta questão quando eu me desliguei um pouco do ‘código’, pense em entidades como elas se relacionam e esqueça como você irá escrever o programa, pra mim fica muito mais fácil depois sentar e desenvolver, independente da linguagem que irei utilizar, sem contar que isso te ajuda a se comunicar mais claramente com pessoas que não conhecem a parte técnica, ou seja, não sabem programar.