Gostaria que alguem pudesse dar uma força, como representar em java a seguinte composição
agradeço muito a ajuda… 
Gostaria que alguem pudesse dar uma força, como representar em java a seguinte composiçãoagradeço muito a ajuda... :D
acho que isso não é composição e sim herança...
class Pessoa{
}
class Aluno extends Pessoa{
}
class Professor extends Pessoa{
}
era isso que queria?
Existe uma conceito chamado metamorfose, quando um objeto pode se tornar um objeto da outra classe, aí a nova parte faz parte do todos, caracterizando uma composição…
A questão é essa.
Por exemplo:
Um professor do curso X de uma universidade privada no período noturno se torna um bolsista do curso Y no período matutino da mesma Universidade.
Essas questões de engenharia de software dá muita discussão. 
Existe uma conceito chamado metamorfose, quando um objeto pode se tornar um objeto da outra classe, aí a nova parte faz parte do todos, caracterizando uma composição…
A questão é essa.
Por exemplo:
Um professor do curso X de uma universidade privada no período noturno se torna um bolsista do curso Y no período matutino da mesma Universidade.Essas questões de engenharia de software dá muita discussão.
![]()
Mas então, você representou uma herança, agora fica ainda a dúvida como representar a composição aí sugerida em JAVA… :?
Olá colega, darklordkamui...
Acho que arrumei um jeito de demonstrar essa situação em JAVA
public class Pessoa {
private Aluno alu;
private Professor pro;
... demais métodos...
}
class Professor {...}
class Aluno {...}
Não sei se está correto.
Olá colega, darklordkamui...Acho que arrumei um jeito de demonstrar essa situação em JAVA
public class Pessoa { private Aluno alu; private Professor pro; ... demais métodos... } class Professor {...} class Aluno {...}Não sei se está correto.
Isso é composição sim... porém... não vejo sentido... em uma Pessoa conter Aluno e Professor... se voce me explicar o que seria essa Pessoa ate poderia dar um caminho certo... e quanto a essa metamorfose... acredito que voce esteja falando no famoso Polimorfismo...
A situação que voce se refere seria de uma Pessoa ser um Professor ou ser um Aluno...
em java voce so vai conseguir fazer por herança....
igual o codigo que te falei...
se voce chegar e fazer
class Principal {
public static void main(String args[]){
Pessoa professor = new Professor();
Pessoa aluno = new Aluno();
}
}
vera que vai rodar... =D
anda dormindo na aula em rapaz... ehehehheehehehehe