bom, dessa vez é mais uma confirmação du q uma pergunta…
tipo, eu antes axava q era obrigado a usar as classes que o java nos dá para trabalhar com layout, ou seja, ele definia o layout dos componentes praticamente do jeito que a classe de layout podia fazer…
bom, mas eu vi q existe como trabalhar livremente para se criar os layouts (graças a deus!! rs)…q eh passando o valor NULL para o metodo “setLayout(null)” …
bom, uq eu queria sb eh se isso eh totalmente valido…pois não vi isso em nenhum artigo q li…alguem pode me confirma isso…vlw…
Inclusive eu utilizo isto nas minhas aplicações, pois é bem mais fácil de trabalhar (uma vez setado o local… o botão fica lá parado :lol: ).
Recomendo utilizar os layouts somente em casos específicos… por exemplo:
GridLayout … quando for uma “especie” de ToolBar , com botões um do lado do outro. (digo “especie” prq já tem Classe especial pra isto).
BorderLayout… pra fazer uma barra de botoes laterais estilo Outlook.
E assim por diante.
Espero ter ajudado
I
infernalPJ
Alguém me tira uma dúvida, quando eu não seto
nenhum layout e preciso maximizar ou redimencionar a janela,
como fica os componentes ficam certinho na tela?
C
CassolatoPJ
Eu acho um nojo tu programar pra desk e nao usar os gerenciadores de layout!
Se eles existem… entao e obrigacao do bom programador usa-los!
E
EduardoSecullumPJ
Respondendo ao infernal
Eles ficam exatamente onde vc setar com o setBounds(), se vc usar
setBounds( 100, 100, 220,375) ele vai ficar exatamente no mesmo lugar se mexer no tamanho da tela.
Assim como no VB ou Delphi, quando vc não usa layout.
Respondendo ao Ratinho
Cara, é uma questão de aplicação.
Vc usa layouts quando for necessário, e usa NULL quando não quiser que os controles se movam.
Não existe uma regra, por isto temos “opções”.
Valeu pessoal.
C
CassolatoPJ
entao tb n esqueca de setar o resitable do frame como false, tb! rsrs
Use o gridbag layout pra fazer essas partes que nao quer que os componentes se movam, mesmo assim, ainda continuo firme com a minha opniao sobre os gerenciadores de layout! E fico assim ate alguem me provar ao contrario.
O
ozzyjuniorPJ
estou com o EduardoSecullum por enquanto…
eu to tentando criar uma classe onde ela não seja influenciada por nenhum controlador de layout, mas não estou conseguindo nem a pau…
tipo,
eu tenho lá uma classe q extende um JPanel e o layout dela está como NULL, mas caso eu adicione essa classe em algum frame q esteja configurado com qualquer outro controlador de layout ai já era…td q está dentro da minha classe (q tinha o layout null) bagunça…
pq isso ocorre…tem como evita??
t++
E
EduardoSecullumPJ
OzzyJunior
Cole o código aí para ver como ficou.
Assim vai ser mais facil de encontrar o problema.
C
CassolatoPJ
Como disse, ja que ta usando algum gerenciador de Layout… pq nao usar entao TUDO com gerenciadores ?
Vcs ja viram algum tuto de aplicacoes swing que ensinam aplicacar sempre Layouts como null ? rsrs
entao… sera que nao vale apena pesquisar + um pouco e fazer um aplicacao swing de verdade ?
E
EduardoSecullumPJ
Desculpe… não concordo.
No meu curso ( que seria um Tutorial ao vivo ) foi falado que não existe um padrão de desenvolvimento que informa “que devemos usar layouts”.
Exemplo… existe um padrão de desenvolvimento que diz que :
“Classes sempre devem iniciar com letras maiusculas”.
Daí… é regra.
Acho que se não esta funcionando… deve estar apenas faltando algum detalhe.
C
CassolatoPJ
Existem sim, boas práticas de programação quando se trabalha em ambiente desktop.