Duvida de mais um iniciante,

20 respostas
MDSISTEMAS

Boa noite Amigos do GUJ.

Estou começando de vez a estudar JAVA.

Já sou programador em vb6 a 7 anos e tenho minha empresa em Taubaté - SP

Quando comecei a aprender a vb6 aprendi em um fórum chamado VBMANIA.COM.BR e lá sempre tive ajuda, sou muito grato a eles que me ajudaram a ser um programador.

Estou louco para me modernizar e gostaria de saber qual é o melhor jeito de montar sistema desktop em JAVA. Já tenho lógica de programação e também já sei modelar o banco de dados.

Mais como poderia começar a desenvolver em Netbeans ou Eclipse?

Alguém teria algum tutorial ou artigo que possa me auxiliar neste meu novo objetivo?

Desde já agradeço a todos .

Abraço Thiago José.

20 Respostas

Andre_Rosa

MDSISTEMAS:
Boa noite Amigos do GUJ.

Estou começando de vez a estudar JAVA.

Já sou programador em vb6 a 7 anos e tenho minha empresa em Taubaté - SP

Quando comecei a aprender a vb6 aprendi em um fórum chamado VBMANIA.COM.BR e lá sempre tive ajuda, sou muito grato a eles que me ajudaram a ser um programador.

Estou louco para me modernizar e gostaria de saber qual é o melhor jeito de montar sistema desktop em JAVA. Já tenho lógica de programação e também já sei modelar o banco de dados.

Mais como poderia começar a desenvolver em Netbeans ou Eclipse?

Alguém teria algum tutorial ou artigo que possa me auxiliar neste meu novo objetivo?

Desde já agradeço a todos .

Abraço Thiago José.

Há alguns livros que podem lhe ser úteis. Visto que você já tem 7 anos como programador, você não terá maiores dificuldades em se adaptar a outra linguagem. Procure por tópicos pedindo sugestões de livros, há vários por aqui. Também há os artigos do site, que são bastante úteis:
http://www.guj.com.br/articles

E, ao que parece, sua maior preocupação é com a interface gráfica. Dê uma olhada neste tutorial do NetBeans:
http://netbeans.org/kb/docs/java/quickstart-gui_pt_BR.html

ByIvo

Experimente o livro Use a Cabeça Java! Ele é muito bom para entender os conceitos…
Quando aprendi Java, usei ele, só que eu nunca tinha aprendido nada sobre programação…

luxu

para Desktop use o NETBEANS ok? e sempre q houver dúvidas venha aki nesse fórum q é o q há de melhor em matéria de JAVA, t+…

E

É que na verdade JAVA é outro mundo, vc temque tirar a ideia proceduralll da sua cabeça…
Esquece um pouco de banco e foca em ORIENTAÇÃO A OBJETOS…geralmente que vem de linguens como vb e delphi tem dificultade de assimilar OO, ai começa programar em Java procedural…

Então minha dica é comece estudando OO…

Valew

julianolandim

Faça como o luxu disse e use sempre o NETBEANS.

E

Enquando sobre a IDE tanto faz se vc souber java

sowyer

Fiquei curioso … PQ ???

:shock:

DoomGuy

Eu recomendo o Use a Cabeça! Java pra aprender conceitos. Recomendo as apostilas da caelum ( que podem ser baixadas gratuitamente do site) para resolução de exercícios. Eu não sabia absolutamente nada de programação, estudei por uns… 4 ~ 6 meses por conta própria( mas apenas nos ultimos 2 meses que peguei firma de vdd), e hoje já consigo fazer pequenos sistemas em java. Vc diz querer fazer sistemas em desktop correto??

import javax.swing.*;

=P

Quando estiver experiente em java vai tirar essa parte de letra;

[]'s

MDSISTEMAS

opa… vlw pessoal pela força…

comprei o livro use a cabeça java e vou instalar o netbens pra começar a brincar um pouco… mais gostaria de saber qual das versões eu tenho que instalar ?? JAVA SE OU JAVA EE?? E QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS??

julianolandim

Depende o que voce for fazer, para desenvolver aplicativos desktop usa se JAVA SE e se for para internet usar o JAVA EE.

julianolandim

Fiquei curioso … PQ ???

:shock:

Porque na minha opinião o NetBeans é a melhor IDE embora o Eclipse ainda seja o mais usado (acho que é por ser mais antigo).
Essa é a minha opinião…
Abraço

geovanni

Faça testes com eclipse e netbeans , e fique com oque achar melhor , eu que uso eclipse nao consigo usar o netbeans , alem de que para interface grafica o netbeans gera códigos praticamente ilegiveis. D=

E comesse estudando Objetos , sabendo isso , voce sabe praticamente tudo de java. ^^

sowyer

geovanni.:
Faça testes com eclipse e netbeans , e fique com oque achar melhor , eu que uso eclipse nao consigo usar o netbeans , alem de que para interface grafica o netbeans gera códigos praticamente ilegiveis. D=

E comesse estudando Objetos , sabendo isso , voce sabe praticamente tudo de java. ^^

Ia falar isso. Netbeans, pra mim, só é um pouco mais produtivo a custas de códigos escrotos … mas enfim …

Pra aprender mesmo, quanto menos IDE vc usar, melhor. Vai se familiarizando com os erros, e exceções. E saber resolver isso é impagável. :wink:

MDSISTEMAS

pessoal mais tenho como trabalhar no eclipse para sistema desktop ?

julianolandim

claro que sim.

geovanni

Web, Desktop, Móvel, oque vc quiser. =D

Pagina de downloads Eclipse

MDSISTEMAS

meu deus… to vendo que JAVA é a melhor coisa que eu poderia conhecer… to fazendo download do eclipse.

vlw pessoal obrigado a todos pela ajuda.

fernandopaiva

Java eh sim, uma otima linguagem…Da pra fazer praticamente de tudo, digo praticamente !

Quanto a IDE eu tbm prefiro o NetBeans, por ser bem mais produtivo…Ja usei o Eclipse quando estava aprendendo, mas como preciso de producao rapida e resultados rapidos, optei por NetBeans, e na verdade, naum saio facil dele naum.

Mas um conselho, mesmo que for usar NetBeans, Eclipse etc…Como ta querendo saber de sistemas Desktop, eh sempre bom saber de Swing+Awt como trabalha e tals…Com NetBeans, vc usa bem pouco, mas eh sempre bom saber.

Aprenda Java, que o resto vc se adapta :wink:

t+ e boa sorte.

julianolandim

claro que sim

WellingtonRamos

Sim, mas não espere por um sistema drag&drop tal qual o do Visual Studio.
Porém existe o Window Builder que pode te ajudar nesse trabalho.

Criado 4 de setembro de 2011
Ultima resposta 5 de set. de 2011
Respostas 20
Participantes 11