Duvida de melhor Livro para programação em Java. [RESOLVIDO]

12 respostas
syncel

Gostaria de tirar uma duvida que vem me atormentando, eu procurei em outros lugares e nunca chega a um ponto certo…

Gostaria de saber qual o melhor livro para um Iniciante em Java, para ter um aprendizado melhor, estou cursando Sistemas de Informação, e preciso me empenhar mais em Java, portanto se alguem souber um livro que possa me indicar, eu agradeceria…

Obrigado desde ja…

Luis.

12 Respostas

xDenTim

Opa e ae xD

então eu tenho um desse e acho muito bom

http://www.editoraerica.com.br/detalhes.asp?cod=2786

flw abraço.

thomazaudio

Opa!
Da uma procurada ai
O livro java-como programar dos Deitel também é bom!

B

Cara, eu gosto muito do Use a Cabeça - Java

syncel

Muito Obrigado pela ajuda, caso alguem tenha mais algum, estou recebendo sugestões ainda, abraços

ViniGodoy

Por favor, ao postar tópicos, use títulos descritivos.
O título “Duvida…” não ajuda ninguém a saber o que tem dentro do tópico.

Quanto ao livro, dê uma olhada no “Use a cabeça, Java!”

R

gosto do desenvolva aplicativos em java 6 da

www.editoraerica.com.br

denisspitfire

primeiro, acho que o use a cabeça java é o melhor. Pois, te da uma boa iniciativa de estudo. É mais animado que o livro do Deitel. Porém, o livro do Deitel é muito mais detalhista, acho ele muito melhor do que o Use a cabeça Java. Ambos nao li inteiro, mas é uma meta que eu quero cumprir. Estou me empenhando mais em CSS e SEO. É mais facil e mais rapido para iniciar no mundo web. (me corrijam se estiver errado)

ViniGodoy

Mais importante do que livros de Java, é você certificar-se que entende bem os conceitos de computação:

• Como você está em estruturas de dados? Sabe quais usar e quando? E os custos envolvidos?
  • Você sabe o que são threads? O que são regiões críticas? O que são mutexes, semáforos e sincronização?
  • Sabe exatamente como o SO trabalha? O que o escalonador faz? O que são as memórias heap e stack?
  • Tem boa noção do funcionamento de um BD? Dos tipos de índices que existem? E do custo de cada um? Sabe o que são as formas normais, e porque são importantes?
  • E quanto à sua OO? Sabe o que são interfaces, classes abstratas e classes? Quando usa-las? Por que usa-las? E se deve, e quando deve, preferir herança ou associação? Conhece padrões de projeto? O modelo MVC? Sabe ler um diagrama em UML?
  • E que tal a parte de algorítmo em si? Você entende a notação big O? Sabe avaliar, nem que por cima, o custo de um algorítmo que você produz? Sabe usar tail recursion? Sabe por que deve escrever testes unitários? Conhece boas práticas de software?
  • E que tal a parte de testes. Sabe o que são testes unitários? Testes de integração? Testes de regressão? A importância de cada um? Quando aplicá-los e porque?
  • E sobre redes? Sabe o que é um socket? Multicast? A diferença entre Switch, Roteador e Hub? Já usou um sniffer? Conhece arquiteturas de sistemas distribuídos (corba, modelo postback/response, etc.)? O impacto que usar um ObjectInputStream tem sobre a rede, se comparado a um DataInputStream?

Em resumo. Se quer se tornar um bom profissional de informática, seja em Java ou em qualquer linguagem, preste atenção nas matérias de sua faculdade. Eu sei que algumas parecem meio exotéricas, ou muito teóricas a princípio mas, acredite, são importantes.

denisspitfire

É isso ai, é como o ViniGodoy disse. Se nao tiver bons conceitos disso fica complicado. Vejo na faculdade mesmo, que se eu tivesse visto esses conceitos antes, que parecem ser ridiculos e sem sentido, eu teria mais chances e menos dores de cabeça.

Vingdel

Se você acha que o Use a cabeça java é o melhor, como você pode achar que o Deitel é melhor que o Use a cabeça java?

Fiquei sem entender… :?:

Opa, o Vini deixou neste tópico uma lista de coisas para eu pesquisar, não sou da área, mas gosto de programar, sou curioso e tudo que “aprendi” foi sozinho, ou seja, sem um cronograma bem definido.

Aproveite bem a diga do Vini!

Abraço!

R

eu acho que o viny pegou pesado com o rapaz…

acho que podemos fazer um programa com java, sem saber muitas destas coisas aí, propostas. inclusive ele se disse iniciante, então certamente um iniciante, não saberá quase nada disso, eu que tenho alguma experiencia e o curso técnico( que faltou o estágio, mas está em andamento), já fiquei em dúvida, mas por outro lado são coisas que voce resolve em 20 minutos eu garanto. estas respostas, vc pode dar e assimila-las em 20 minutos.

por outro lado conhecer os comandos java é algo que leva tempo e estudo, experiencia.

eu recomendei um livro bacana ali, tanto para iniciantes ou médios, e para quem gosta de swing (swing de java é claro :slight_smile: )
dá boas noções de textfields, botões, ações do mouse, botões, desenhar na tela, mostrar imagens,etc.

depois um pouco de banco de dados para guardar informações, se for preciso. tenho feito programas que não tenho precisado de bancos de dados, são muitos, como meu jogo de poker, memoria, forca, despertador, simulador mega-sena, bingo, etc. são coisas simples e bacanas de fazer e estudar, sem tantos incovenientes técnicos… acredito que é o que ele procura, pelo menos no momento.

não assustemos as pessoas, para não transformar a informatica ou programação num monstro inacessivel.

certo não desprezar coisas mais avançadas, mas talvez tenham sua hora. (provavelmente não no início, quando a pessoa quer é ver resultados, e não encher-se de teoria, aborrecimento, desanimo e desilusões.)

valeu galera.!!

viny, não nego seu conhecimento e importancia talvez destas coisas, mas de fato, como disse, ele disse que é iniciante, e estas coisas não são para iniciantes. :slight_smile:

R

ainda no tópico em relação a OO, classes abstratas e interfaces, nem sempre tem tanta importancia assim. asseguram uma prática de programação, mas nem sempre são fundamentais. isso tudo é até um pouco secundário, quem sabe. (com certeza no início)

sobre o sistema operacional, podemos usa-lo e muitas vezes o fazemos, sem saber muito bem como funciona, porque de fato, pouca coisa mudaria na maioria dos casos.

sobre redes, se o micro estiver funcionando bem, e a pessoa vai trabalhar com java, tudo aquilo, não terá a menor importancia, ao menos que vá trabalhar com redes, e nem sempre é o caso.

sobre UML, seria bom ao trabalhar em grupo, mas as vezes isto até demora a acontecer. O MVC também pode ficar para o futúro, muito pode ser feito, a início, com uma classe só por exemplo, ou algumas auxiliares, sem tanta divisão, que muitas vezes só serve para organização de fato.

sobre threads é um assunto até razoavelmente avançado. e seu uso nem sempre é necessário. as vezes penso em usar o thread.sleep, mas percebo que nem sempre preciso.

enfim, acho que há coisas mais importantes ao iniciante, antes de saber tudo isto, citado.

poderíamos levantar até uso de exceções, método main, classes, métodos, sobrecarga de métodos (métodos com retorno ou sem retorno) , declaração de atributos, escopo das variavéis, laços de contagem, e por aí vai, que já é coisa a beça. (e já se faz coisa com isto)

mas o começo acho que é sempre pelo velho e bom System.out.print (com ln ou sem ln) .

quem sabe o praxe do ‘hello world’ ou o nome do programador.

enfim não quero justificar aqui nenhuma ignorância, mas apenas priorizar o que de fato é mais importante e mais utilizado realmente. (nem que seja a nível básico, que é o que se fala).

é isto.

Criado 2 de janeiro de 2012
Ultima resposta 6 de jan. de 2012
Respostas 12
Participantes 8