Dúvida de Modelagem

Olá pessoal!
Estou fazendo um projeto, e no diagrama de classes surgiu a seguinte dúvida básica, mas… está remoendo a minha cabeça…
Tendo os dois tipos de diagrama de classes que estão em anexo (repare que a unica coisa que muda é o tipo dos atributos da classe PedidoExame), eu gostaria de saber:

1. A forma onde codPaciente_pedidoExame e codExame_pedidoExame são int, está errado??? Violo OO?
  2. Qual é a forma mais fácil de se programar? e qual é a diferença exata?
    Desculpa, sei que é uma pergunta um tanto básica… mas, realmente surgiu… e… sei lá… :oops:

Agradeço desde já,
Dina

No banco de dados você irá armazenar somente os códigos (como na forma 2), pois o BD é relacional.

Porém, assim que você fizer a persistência no banco você deve trabalhar do modo 1 (com objetos, pois Java é orientado a objetos).

Ou seja, seu banco será modelado da forma 2 e sua classe da forma 1. Na camada de persistência você deve fazer a conversão entre os dois modos.

Então é incorreto fazer as classes da forma 2??
Obrigada pela resposta!

da forma 2, como nosso amigo citou não é orientado a objetos.

na forma OO quando vc quiser descobrir um paciente a partir de um Pedido de exame vc podera fazer:

Paciente paciente1 = pedidoExame.getPaciente();
System.out.print(paciente1.getNome());

se for da forma “estuturada” não será “inteligivel”, vamos dizer assim.

ex:

int codigoPaciente1 = pedidoExame.getCodigoPaciente();
//ai aqui vc tera que fazer uma busca no seu //mecanismo de perssitencia pra descobrir qual o 
//paciente.

sem contar que orientando a objetos vc tira o maximo proveito dos frameworks como os de ORM.

aconselho vc estudar orientaçao a objetos do inicio, www.caelum.com.br na sessao de apostilas vc encontra uma muito boa, busque por fj-11

edit
//
outra coisa mto importante: procure usar convensoes de codigo http://java.sun.com/docs/codeconv/
//

abrasssssssssss

Aii… entendi…
Muito obrigada pela resposta
:slight_smile:
E pela dica…
Valeu mesmo!!
Até mais,
Dina