Dúvida de performace de objetos na memória

Olá, em meu projeto tenho uma classe Funcionario, que é composta por diversas classes que por sua vez são compostas ou agregadas por outras classes.

Em um case de meu sistema o USUÁRIO pode ter mais de um registro e ser mais de um FUNCIONARIO, então tenho um combo que lista qual o resgistro ele vai utilizar. Mas para montar este combo eu instancio um objeto Funcionario, insiro-o num List<FuncionarioBean> e utilizo somente o atributo registro(que pego do banco de dados).Depois que ele seleciona o FUNCIONARIO(registro) que vai utilizar, refaço a pesquisa obtendo(novamente do banco de dados) todos os dados daquele FUNCIONARIO(registro).

Acho que essa não é a forma mais eficaz de se fazer isso(Instanciar uma classe grande e so utilizar 1 atributo).

Será que faço uma classe, com menos atributos, só para Listar os registros do Funcionario?

cara, não entendi muot bem essa parte:

um objeto Funcionario, deveria representar um funcionario…seguinte os conceitos de Orientação a Objetos…da forma como vc explicou, q eu nao entendi, parece q tem algumas composições de objetos meio estranhas…talvez por isso vc esteja criando instancias muito grandes devido aos objetos estarem todos “relacionados” de uma forma incorreta…posta o códido dessa sua classe FuncionarioBean pra gente entender melhor…

flw