Duvida de performance

6 respostas
fernei

Olá,

Gostaria de esclarecer uma dúvida que a tempo tenho, já que a cada pessoa que pergunto ganho uma resposta diferen.

A duvida é:

Tendo uma projeto web qual a melhor forma para efetuar a busca e exibir o resulto para um banco que esteja da sequinte forma por exemplo:

Tabela livros
Campos
Cod_livro, Cod_autor, ano, nome_livro

Tabela Autor
Cod_autor, Nome_autor

Quero retornar numa list o cod_livro, nome_autor e o nome_livro, até ai sem problemas, porem para que possa mostrar o nome do autor tenho q recuperar o seu código na tabela livros e pesquisá-lo na de autor retornando seu nome, a melhor forma para fazer isso seria no próprio SQL ou simplesmente retornar todos os livros e todos os autores fazendo logo apos um for no java para pegar o nome do autor na lista de autores??

Conto com a ajuda de vcs e espero ter descrevido de forma clara :slight_smile:

Desde já meu muito obrigado.

6 Respostas

J

Resposta simples: no proprio sql. Vc pode utilizar algum toolkit JPA pra fazer o mapeamento de seu modelo de objetos para o modelo relacional de banco de dados.

Caso o volume de dados seja grande talvez o banco nao consiga responder em um tempo desejavel, entao vc pode começar a pensar em estrategias de cache para acelerar o tempo de resposta da transacao.

fernei

Julio

Obrigado pela resposta.

O problema será realmente a performance pois o banco terá um grande número de dados.
Vc poderia me dar uma sugestão ou exemplo dessa estratégia de cache

Obrigado.

peczenyj

www.hibernate.org/hib_docs/reference/en/html/performance.html

fernei

peczenyj

Obrigado pela dica, so que não estou usando hibernate. :frowning:

Mais deu uma ajuda assim mesmo.

vlw

peczenyj

Mais um motivo para utilizar :slight_smile:

J

Como o peczenyj disse, depende de sua escolha de software de infra. Acho interessante desenhar a arquitetura do sistema pensando diretamente no problema a ser resolvido, quais frameworks/toolkits sao mais adequados, e entao partir para um prototipo rapido das funcionalidades criticas para entao simular um teste de performance e escalabilidade desejavel do sistema e ambiente. Procure por um documento chamado SRS[1] ele pode fornecer um modelo de como fazer tais estudos.

Novamente, foque no problema e procure saber alguns numeros como tempo de resposta aceitavel, requisicoes por segundo ou minuto, usuarios simultaneos, bytes por requisicao, etc…

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Software_Requirements_Specification

Criado 8 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 8 de fev. de 2009
Respostas 6
Participantes 3