dúvida de principiante com .JAR

Olá pessoal
bom, apesar de fazer algumas coisas em java há quase um ano meu conhecimento ainda é pouco.
Consigo fazer minhas aplicações mas não consigo fazer o arquivo .JAR.
hoje, fazendo umas pesquisas, eu consegui uma linha de comando (já que eu uso o JCreator para fazer minhas aplicações).
o comando é o seguinte: jar -cvf NomeDoArquivo.jar .
eu coloco jar -cvf .jar .

aí quando eu tento abrir o .JAR que foi gerado executando aquele comando aparece essa informação: Failed to lead Main-Class manifest attribute from
e aparece também o path o qual o .JAR foi criado e derecionado.
dentro do .JAR que foi gerado estão a classe principal, uma outra classe e uma pasta META-INF que eu acho que tem haver com manifest

acho que o problema tem haver com arquivo manifest, mas não sei como dá um jeito nisso porque não vejo um código de exemplo, somente os comandos.

uma outra dúvida.
a maioria recursos dessa aplicação teste que fiz rodam na tela do DOS. Há algum problema para criação e execução do .JAR nessas condições?

Espero que me ajude com essa dúvida de principiante

Um abraço

Bom dia Leandro!

Esse erro já aconteceu comigo uma vez porque a versão do JRE estava desatualizada. Fiz o download e a instalação da versão Update 2 e a aplicação funcionou normalmente. Pode ser que a instalação nova já configura automaticamente o ambiente do windows sem precisar ficar configurando as variáveis de ambiente. Faz o download da versão mais recente, até mesmo por causa das correções de segurança.

Se ainda mesmo isso não funcionar, ajusta o seu manifest com os parâmetros básicos (algo como):

Manifest-Version: 1.0 Main-Class: nome.do.pacote.NomeDaClasseMain

Falow!

ajustei meu manifest inserindo essas informações

Manifest-Version: 1.0 Main-Class: nome.do.pacote.NomeDaClasseMain

bom eu não entendi uma coisa: NomeDaClasseMain eu coloquei como ClassTeste, pacote colquei default (mesmo porque se trata de uma aplicação teste), agora o “nome” é que não sei o que fazer. o que fica no lugar do nome?

t++

“nome.do.pacote” é o nome do pacote :roll:

no seu caso vc substitui todo esse trecho por “default”