Dúvida de RMI do tutorial do Jeveaux

opa bele!?
to começando com RMI agora… e lógico q pensei q o PJ poderia me ajudar! hehehe!!

fui na seção de Artigos e Tutoriais, e vi o Tutorial de RMI do Jeve… o tutorial está ótimo! parabéns Jeve! um ótimo trabalho! :grin:

só q estou com uma duvida…
no primeiro programa, o de HelloWorld RMI o código tem a seguinte parte:

Hello obj = (Hello)Naming.lookup(?//?+getCodeBase().getHost() ?/HelloServer?);

mensagem = obj.sayHello();

isso faz q o objeto Hello seja transportado para o cliente?? ou o cliente executa o método desse objeto direto do servidor???

valeu!

Blz kara?

Vc tem apenas uma referência para este objeto (Hello). O que acontece é o seguinte, quando vc excecuta um método deste objeto, é enviado uma requisição de excecução para o servidor, e ao final da sua excecução é retornado somente o resultado para o cliente.

Não poderia ser transportando o objeto para o cliente, pois este pode ter alguma referência que não seja tão simples de ser transportada, como por exemplo, hardware, dll nativa do sistema do servidor… entre outras… blz? :wink:

ahhmm… acho q entendi…
entao nesse caso o servidor “trabalha” pro cliente né?

mas tem uma coisa q fico na minha cabeça agora… :confuso:

assim… por exemplo… um objeto RMI q é bastante complexo… executa processos q tomam um certo trabalho pro processador…
agora imagine se, é uma aplicação corporativa e temos umas 500 ou mais maquinas clientes fazendo requesição pra esse RMI ao mesmo tempo… o processamento ficaria bastante compremetido…

pelo tutorial diz q é possivel transferir o objeto para o cliente…

então nesse caso q eu citei agora, seria melhor q o objeto fosse transferido para o cliente, e o cliente q processasse seus próprios problemas…

o RMI serve pra isso tb? ou eu q nao entendi direito esse negócio de transferencia de objetos???

valeu!

Não sei se por RMI tem como fazer isso… se alguém puder dizer como? Fiquei curioso…

Depende… imagine agora o servidor ter que montar o objeto com todas as referências de memória (por exemplo, se tiver um grafo encadeado, ou outras estruturas complexas e o esquema de recursos do servidor) para ser serializavel e transportar para o cliente. Primeiro, gasto de processamento para montar o objeto serializavel e segundo o tamanho dos objetos que terá que trafegar pela rede… imagina 500 como vc falou…

Tudo vai DEPENDER… :wink:

realmente… é um problema…

entao pra um grande sistema corporativo, com vaaaarios clientes acessado, q q precisa no servidor pra q faça um processamento legal, rapido? um super, hiper, mega, ultra Server?? :lol: :lol: :lol:

ou o próprio java tem capacidade de responder tantas requisições sem pesar mto no servidor??

vlw!

[quote=“JavaTeco”][quote=“DanielBadawi”]

pelo tutorial diz q é possivel transferir o objeto para o cliente…

[/quote]

Não sei se por RMI tem como fazer isso… se alguém puder dizer como? Fiquei curioso…
[/quote]

opsss… Mas assim não tem nem graça, o cara faz uma pergunta do meu tutorial o JavaTeco vai la e responde tudo 8O , eita, isso que da ser inteligente de mais, ta vendo gente, vamos ser que nem o JavaTeco quando crescermos… hahahaha… brincadeira… o JavaTeco mandou muito bem na respota…

Mas bom, sobre poder passar os objetos pro cliente, até que da sim, eu nunca entendi como, mas quando eu fiz esse tutorial, um professor da faculdade que eu estudava me falou disso e me passou um exemplo, agora Deus sabe onde esse exemplo foi parar… mas se eu achar e posto aqui…

T+

[quote=“jeveaux”][quote=“JavaTeco”][quote=“DanielBadawi”]

pelo tutorial diz q é possivel transferir o objeto para o cliente…

[/quote]

Não sei se por RMI tem como fazer isso… se alguém puder dizer como? Fiquei curioso…
[/quote]

opsss… Mas assim não tem nem graça, o cara faz uma pergunta do meu tutorial o JavaTeco vai la e responde tudo 8O , eita, isso que da ser inteligente de mais, ta vendo gente, vamos ser que nem o JavaTeco quando crescermos… hahahaha… brincadeira… o JavaTeco mandou muito bem na respota…

Mas bom, sobre poder passar os objetos pro cliente, até que da sim, eu nunca entendi como, mas quando eu fiz esse tutorial, um professor da faculdade que eu estudava me falou disso e me passou um exemplo, agora Deus sabe onde esse exemplo foi parar… mas se eu achar e posto aqui…

T+[/quote]

Tb com um tutorial desses… tudo bem explicado e tal… :amo:

Eu tb usei este tutorial quando comecei a aprender RMI… SHOW DE BOLA

Realmente ta mto show de bola esse tutorial!

vamos ver se agora eu embalo em RMI e EJB! hehehe!

Outro detalhe q ta esquecido eh q geralmente um servidor eh muito mais fodao q um micro cliente… e as vezes eh um sistema distribuido bem mais fodao, feito para suportar a carga de varias requisicoes… por isso q a ideia eh fazer todo o processamento no servidor e enviar soh o resultado pro cliente…