Dúvida de um Iniciante em relação ao curso de Java

8 respostas
S

Não sei bem onde postar isso, mas lá vai…

Seguinte…
Estoui começando a mexer com Java agora na faculdade, e tenho Java como Matéria a ser lecionada aqui (daqui a alguns períodos…).

Minha dúvida é se vale a pena eu esperar pra aprender por aqui mesmo (na faculdade) ou se vale a pena enfiar a mão no bolso e fazer um curso mesmo…

Hoje vi na internet, dois cursos muito bons…
Um que parece excelente, mas é hipercaro, está no www.infnet.com (preços variando de 4 a 6 mil …).
Outro, um pouco mais em conta, é o de Java que é lecionado por um professor da própria faculdade (4 x trezentos e alguma coisa, não lembro agora…), começa agora dia 15/7, é no Rio, cujo site é www.carlosribeiro.com .

E agora, estou indeciso, pois me disseram que posso aprender Java de qualquer forma, outros disseram que é bom fazer um curso mesmo, e uns dizem que tem caminhos diferentes (é essa tal prova pra ter certificado da Sun)…

O que vocês acham ?

E obrigado por lerem até aqui…

8 Respostas

D

Cara acho que quanto mais cedo vc aprender melhor…
se vc pagar um curso java, quando iniciar sua disciplina de java na faculdade
vc vai tirar de ela de letra e aproveitará mais a disciplina…
Para que esperar se vc pode aprender agóra? se vc estiver disposto a aprender.entao vá em frente. :slight_smile:

J

Sinceramente acho que nenhuma faculdade ensina Java, o maximo que você aprende é Orientação a Objetos e olhe lá… (alias quem aprende alguma coisa de mercado na faculdade? é tudo superficial…) [opinião]

Esse preço de 6 mil, é maior que o preço dos cursos oficiais da Sun… os oficiais eu sei que são bons, esses aí eu não posso falar nada não…

http://br.sun.com/service/educacao/cursos/index.html

Você pode tentar estudar sozinho, estude primeiro logica e Orientação a Objetos, nao tente iniciar sem isso, pegue alguns livros leia, dê uma olhada aqui no forum e em outros sites…

BrunoBastosPJ

Vo falar uma coisa aqui… mas por favor não fique desanimado… mas se você espera aprender java na faculdade, vc vai se decepcionar… eu passei em java antes de começar a trabalhar com a linguagem… passei com 9.5 e 9.8 e não sabia o que era um Collection ou uma Thread… a e claro, achava que interface era a GUI :lol:

Para aprender java na faculdade você pode estudar sozinho e tirar suas dúvidas com o professor… agora esperar que vai sair programando… Java é mt grande… e complexo para que está começando.

Claro que essa é minha opnião, e o que aconteceu comigo :wink:

A

O menor dos investimentos (4 de 300 e alguma coisa) ainda é um pouco alto se for comparado com a compra de bons livros e você estudar por conta, mas pra avaliar isso você precisa medir seu grau de autodidatismo junto com o empenho que você vai aplicar nisso.
Quanto às opiniões sobre faculdade os bambas aí falaram o que é real.

J

Cara, vai na biblioteca e pega algum livro de Java e estuda por ele primeiro.
Java 2 - Ensino Didático do Sérgio Furgeri é muito bom para quem está dando os primeiros passos em Java (mas não aconselho comprar).
Outro livro que eu tive contato e que acho muito bom para começar é Aprenda Java em 21 dias de Lemay e Cadenhead.
Java - Como Programar, dos irmãos Deitel é outro livro excelente, mas eu acho meio chato porque é didático demais (o do Furgeri já te coloca programando desde o começo e o dos Deitel primeiro explica a evolução da roda ao computador :roll: ).

A não ser que você seja cheio da grana e possa ficar torrando dinheiro em cursos é bom pegar uma base antes (principalmente para aqueles cursos de 1 semana preparatório para certificação).

E

Achei o preço desses cursos meio elevados demais, além disso pode-se aprender Java perfeitamente sozinho, desde que se tenha bons livros e força de vontade.

S

O seu aprendizado será diretamente proporcional a sua vontade de aprender. Se vc quer realmente, pode estudar sozinho, compre uns livros, baixe tutoriais da net, invente um sistema qualquer e aplique os conhecimentos. Nem curso (barato ou caro), nem faculdade vão te ensinar se vc não quiser REALMENTE aprender.

S

é, o problema no caso é o alto custo de um aprendizado, apesar de alguns dizerem por aí que nunca é demais gastar com educação…

por outro lado há uma dificuldade envolvida em relação ao grau de autodidatismo, já que quero aprender a linguagem e o que mais for necessário pra dar um Start legal no meu lado profissional, mas também não sou exatamente o The Flash para aprender (ainda mais agora que disseram que a linguagem é extensa ao quadrado…), e tempo é importante, quanto mais cedo aprender, mais tempo terei no futuro próximo para aprender outras coisas (não necessariamente outral linguagens, mas outros campos da informática…).

Me disseram até para esperar o curso da PUC-RJ, ao que parece é um pouquinho mais caro que esse último, mas o certificado da PUC provavelmente deve ser bem mais reconhecido que o outro…

Enfim, ainda tenho algum tempo pra pensar, alguns livros temporariamente em meu poder, e este portal java para me ajudar…
Mas mesmo assim estou quase decidindo em fazer um curso, qualquer que seja…

Obrigado pela discussão.

Criado 20 de junho de 2006
Ultima resposta 23 de jun. de 2006
Respostas 8
Participantes 8