Edit: link para a UML que esta abaixo => http://img361.imageshack.us/img361/2213/packagezz6.jpg
Alguem sabe como criar um UML para representar facilmente o seguinte...
eu tenho 1 classe
DAOFactory, que so tem 1 campo statico (field) que é uma Interface IDAOFactory .... o nome do campo é minhaDAOFactory Esta classe tem métodos estaticos ... beginTransaction() commitTransaction() rollbackTransaction()public static IDAOFactory minhaDAOFactory;
{
//... método que carrega o tipo de acesso ao banco de dados no nosso caso é o hibernate
}
//Método para tranzações com o banco de dados
public static void beginTransaction() { minhaDAOFactory.beginTransaction(); }
public static void commitTransaction() { minhaDAOFactory.commitTransaction(); }
public static void rollbackTransaction() { minhaDAOFactory.rollbackTransaction(); }
//...
//pegandos os DAO
public static CidadeDAO createCidadeDAO() { minhaDAOFactory.createCidadeDAO(); }
public static PessoaDAO createPessoaDAO() { minhaDAOFactory.createPessoaDAO(); }
//...
package br.com.aportepb.dao;
..............
ai eu tenho um outro pacote, que implementa as interfaces do pacote DAO para o framework hibernatepackage br.com.aportepb.dao.hibernate;
tenho as classes HibernateDAOFacotry, que implementa IDAOFactory, conforme os métodos que são mostrados no field acima (minhaDAOFacotry) da classe DAOFactory.
Tenho as classes HiberanteCidadeDAO e HibernatePessoaDAO que implementam respectivamente CidadeDAO e PessoaDAO. estas classes manipulam os objetos Cidade, Estado e Pais para a interface CidadeDAO, conforme esta interface, tratando com o Hibernate para fazer isso, através da unica classe que trata com o package org.hibernate que é a HibernateHelper...
.........
Enfim diante disso queria criar um UML descente.... mostrando o envio de msgs de DAOFactory que é estatica atravez dos métodos de tranzação
além das criacões dos DAOs atravez dos métodos de create do DAOFactory ...
estes DAOs por sua vez, são responsaveis por tratar com meu Banco de dados, atravez de um framework (que no caso é o hibernate, mais o sistema preve que esse framework pode ser mudado) ....
Além disso esses DAOs manipulam as Entitys .... Cidade, Estado, Pais e Pessoa ... se alguem puder me ajudar com esse UML eu ficaria muito agradecido....