Pessoal estou comecando agora com java web e estou encontrando algumas dificuldades na hora do desenvolvimento e gostaria q alguem me de uma ajuda, seguinte:
Estou usando Tomcat + Jsf + hibernate, logo pesquisando achei o seguinte modelo de desenvolvimento:
ClasseEntity = EntityClass(uma classe que e a representacao da minha tabela)
ClasseDAO = Classe q vai interagir com o banco(recebe um Entity) salvar, excluir, lista ou alterar
ClasseModel(ou Service) = regra de negocio( se tal coisa for maior q tal coisa faz isso ou faz aquilo, bla bla bla)
ClasseDTO = seria um classe igual a Entity porem sem as anotacoes;
ClasseBean = Classe q vai interagir com o meu JSF
A minha duvida e a seguinte.. imagem q vou cadastrar uma Cidade, logo uma cidade esta atrelada a um Estado. No meu form eu tenho, um EDIT e um ComboBox no edit eu vou escrever o nome da Cidade e no ComboBox eu vou seleiconar o Estado(o metodo q vai preencher esse combo tem q estar definido no meu Bean Estado correto? um "public Collection getEstados()" ) agora o meu CidadeBean teria q ser assim:
/*
* To change this template, choose Tools | Templates
* and open the template in the editor.
*/
package br.com.dnasolution.bean;
import br.com.dnasolution.dto.CidadeDTO;
import br.com.dnasolution.dto.EstadoDTO;
import br.com.dnasolution.model.CidadeModel;
/**
*
* @author Fabio Ebner
*/
public class CidadeBean {
private String nmCidade;
private int codigoEstado;
/** Creates a new instance of CidadeBean */
public CidadeBean() {
}
public int getCodigoEstado() {
return codigoEstado;
}
public String getNmCidade() {
return nmCidade;
}
public void setNmCidade(String nmCidade) {
this.nmCidade = nmCidade;
}
public String inserirCidade(){
CidadeDTO cidade = new CidadeDTO();
EstadoDTO estado = new EstadoDTO();
cidade.setNmCidade(nmCidade);
estado.setCdEstado(codigoEstado);
cidade.setEstado(estado);
CidadeModel cidadeM = new CidadeModel();
return cidadeM.inserir(cidade);
}
}
o meu CidadeModel recupera esse CidadeDTO, transformar tudo para CidadeEntity que repassa para o meu CidadeDAO para inserir no banco..
ta certo td isso?? se for dificil explicar alguem conhece um tutorial ou algum lugar q eu possa entender melhor esse processo de desenvolvimento. qual classe criar, como criar cada uma. metodologia, pratica de programacao essas coisa..
obrigado