Dúvida desisitir da área de t.i?

Meu nome é Amanda faço Análise e desenvolvimento de Sistemas estou no 4 semestre de 5 e estou pensando seriamente em desistir. Bom a um tempo atras fiz o enem eu sempre quiz fazer algum curso na área de t.i mas como minha familia é da area da saúde eu decidi fazer Técnico de farmácia, e odiei, enfim decidi fazer o que eu queria, mas o problema é que eu nunca tive ajuda pra pagar minha facu então eu trabalhava na farmacia e fazia o curso de análise, os estágios nunca apareciam por eu não ter experiência na área, entao começei a fazer Inglês pra ajudar. Ai começou a aparecer muitas vagas na área de suporte que eu nunca passava pois não sei muito sobre isso, eu gosto muito muito mesmo é da área de programação, nessa área apareceram poucas vagas das quais em alguns processos seletivos eu passei, o problema era o valor da bolsa que era insuficiente para pagar a mensalidade da facu e eu era obrigada a desistir. Então tranquei a facu pra fazer um curso de java pra quem saber achar oportunidade mehores, nisso consegu um bolsa de 100% do FIes devido a minha nota alta no enem, o probema é que não consigo estagio de jeito nenhhum agora, as empresas alegam que ou o meu curso está perto de acabar ou que não aceitam ele por ser técnologo, agora não sei o que faço, se continuo o curso? se eu paro? se aproveito o fies e troco por um curso de t.i de 4 anos ? ou se eu dessisto dessa área e faço farmácia mesmo não gostando? Me falaram que quem termina a facu de t.i sem ter feito o estágio não arruma emprego? Agora eu só queria uma orientação porque estou completamente perdida…

Oi Amanda!

Eu também passei pelo mesmo drama que vc, alguns anos atrás. Eu fazia faculdade de TI e trabalhava em outra área para poder pagar a faculdade. Esse papo de que “Só arruma emprego em TI quem faz estágio” é mentira, eu mesmo sou prova viva disso, eu nunca fiz estágio e no quarto ano de faculdade, faltando dois meses para terminar o curso, arrumei uma vaga para desenvolvedor júnior. Claro que estudei muito para isso, tirei a certificação SCJP que me ajudou bastante.
No seu caso, como vc já está no final do curso, não é mais possível fazer estágio. Mas tudo bem, não se desespere, vc pode estudar e conseguir uma vaga para desenvolvedora junior, uma certificação te ajudaria bastante assim como me ajudou no passado. Você também pode investir em mais cursos de Java ou comprar alguns livros e estudar por conta. Uma outra opção, seria trocar por um curso de 4 anos e depois procurar um estágio.
Na minha opinião, se vc puder trocar para um curso de 4 anos(bacharelado) sem perder os 2 anos que estudou no tecnólogo(eliminando matérias) seria a melhor opção, pois para quem está iniciando na área, o bacharelado é mais indicado. O tecnólogo é bom para quem já tem alguma experiência e/ou trabalha na área. Caso contrário vc pode terminar o tecnólogo e investir pesado nos estudos em Java e tirar uma certificação.
Seja como for, não desista! não abra mão dos seus sonhos e de fazer o que vc gosta, se todo mundo desistisse de seus sonhos por causa dos obstáculos encontrados no meio do caminho, muita gente não estaria aqui hoje, inclusive eu.
Boa sorte e sucesso na sua carreira! :wink:

Olá, Amanda…
Minha história é o contrário da sua, cursava Sist. de Informação e peguei na época um monte de DP… parei no 5º semestre… E depois tiver que entrar numa outra área pois precisava trabalhar, transferi de curso e de faculdade me formei em Análise e Desenv. de Sistemas… Por isso melhor você terminar esse curso que você ja iniciou…
Hoje ja formado, posso dizer que esse curso me ajudou e muito… mas além dele, fiz cursos pra área de web… e foi um complemento… Eu não fiz estágio, mas fiz alguns projetos para web e trabalhos para a faculdade que me ajudaram bastante… no conhecimento do dia a dia… recomendo certificação…
Mas o certo é decidir, qual área você deseja seguir, Desenvolvimento web, mobile, desktop e ou área de projetos, banco de dados…
Com essa escolha ja feita, fica mais fácil… de se chegar ao seu objetivo…
E não desista mesmo, pois os maiores empresários de sucesso, não desistiram… e hoje estão bem sucedidos…
Um exemplo é o dono da AliExpress que prestou 7 provas pra tentar em Harvard e isso não o deixou desistir do seu objetivo…
Boa sorte e siga em frente!!

[quote=OliveirakunJava]Oi Amanda!

Eu também passei pelo mesmo drama que vc, alguns anos atrás. Eu fazia faculdade de TI e trabalhava em outra área para poder pagar a faculdade. Esse papo de que “Só arruma emprego em TI quem faz estágio” é mentira, eu mesmo sou prova viva disso, eu nunca fiz estágio e no quarto ano de faculdade, faltando dois meses para terminar o curso, arrumei uma vaga para desenvolvedor júnior. Claro que estudei muito para isso, tirei a certificação SCJP que me ajudou bastante.
No seu caso, como vc já está no final do curso, não é mais possível fazer estágio. Mas tudo bem, não se desespere, vc pode estudar e conseguir uma vaga para desenvolvedora junior, uma certificação te ajudaria bastante assim como me ajudou no passado. Você também pode investir em mais cursos de Java ou comprar alguns livros e estudar por conta. Uma outra opção, seria trocar por um curso de 4 anos e depois procurar um estágio.
Na minha opinião, se vc puder trocar para um curso de 4 anos(bacharelado) sem perder os 2 anos que estudou no tecnólogo(eliminando matérias) seria a melhor opção, pois para quem está iniciando na área, o bacharelado é mais indicado. O tecnólogo é bom para quem já tem alguma experiência e/ou trabalha na área. Caso contrário vc pode terminar o tecnólogo e investir pesado nos estudos em Java e tirar uma certificação.
Seja como for, não desista! não abra mão dos seus sonhos e de fazer o que vc gosta, se todo mundo desistisse de seus sonhos por causa dos obstáculos encontrados no meio do caminho, muita gente não estaria aqui hoje, inclusive eu.
Boa sorte e sucesso na sua carreira! :wink:

[/quote] Nossa cara muito obrigada por ler a minha pergunta/Desabafo, porque a história é comprida e complicada kkk como não tenho muitos conhecidos que trabalham nessa área dúvidas aparecem, não me sinto mal pelo dinheiro que já investi porque tudo que a gente aprende ninguém tira né ? Só me incomoda é o medo de não consegui emprego, meus pais sempre trabalharam com serviços mais braçais, não fazem idéia do que eu estudo e acham perca de tempo e dinheiro, minha irmã diz que eu devia fazer farmácia mesmo eu não gostando, a primeira vez que eu tranquei o curso o atendente da faculdade me perguntou o porque e disse que eu tenho notas boas, e só uma DP na máteria de projetos porque meu grupo não entregou o trabalho de projeto completo, enfim muito obrigada pelas dicas vou avaliar e me informar sobre cada uma com muita atenção, e principalmente essa de eliminar máterias numa gradução de 4 anos. Muito, muito Obrigada!!!

[quote=bsatrianim]Olá, Amanda…
Minha história é o contrário da sua, cursava Sist. de Informação e peguei na época um monte de DP… parei no 5º semestre… E depois tiver que entrar numa outra área pois precisava trabalhar, transferi de curso e de faculdade me formei em Análise e Desenv. de Sistemas… Por isso melhor você terminar esse curso que você ja iniciou…
Hoje ja formado, posso dizer que esse curso me ajudou e muito… mas além dele, fiz cursos pra área de web… e foi um complemento… Eu não fiz estágio, mas fiz alguns projetos para web e trabalhos para a faculdade que me ajudaram bastante… no conhecimento do dia a dia… recomendo certificação…
Mas o certo é decidir, qual área você deseja seguir, Desenvolvimento web, mobile, desktop e ou área de projetos, banco de dados…
Com essa escolha ja feita, fica mais fácil… de se chegar ao seu objetivo…
E não desista mesmo, pois os maiores empresários de sucesso, não desistiram… e hoje estão bem sucedidos…
Um exemplo é o dono da AliExpress que prestou 7 provas pra tentar em Harvard e isso não o deixou desistir do seu objetivo…
Boa sorte e siga em frente!! [/quote]
Obrigada pelas Dicas bsatrianim como eu respondi para o Oliveirakun tenho muito medo de ficar desempregada e de desperdiçar o fies no curso errado, mas eu gosto da área,fiz o curso de java e gostei muito dessa linguagem estou começando a estudar JavaScript por conta própria, tó gostando também, penso em tirar certificações em java. Eu tenho até quinta feira pra decidir, o que vou fazer, eu não sabia da história do dono do AliExpress achei muito legal, Obrigada pelas Dicas!

Olá.

Muita calma nessas horas! Você tem ainda uns 4 meses para conseguir um estágio, mas, se não conseguir não se desespere, tem outras maneiras de conseguir um emprego. Hoje, além do estágio, você pode procurar por cargos como trainee e jr. Outra maneira é via concursos.
Boa sorte!

[quote=A H Gusukuma]Olá.

Muita calma nessas horas! Você tem ainda uns 4 meses para conseguir um estágio, mas, se não conseguir não se desespere, tem outras maneiras de conseguir um emprego. Hoje, além do estágio, você pode procurar por cargos como trainee e jr. Outra maneira é via concursos.
Boa sorte!
[/quote]
Obrigada pela dica A H Gusukuma.

Não vou negar, não ter feito um estágio foi uma péssima estratégia. Não entendi seu critério de desistir porque ele não pagava totalmente sua faculdade. Afinal, ele pagaria parcialmente, te daria experiência e tornaria mais fácil você procurar outra profissão mais bem remunerada posteriormente (mesmo que outro estágio).

Só para você ter uma idéia, meu primeiro estágio não pagava nem a passagem para eu ir até o local do meu trabalho. Eu literalmente pagava para trabalhar.

Agora que o curso está acabando, poucas empresas vão contratar para um estágio. Realmente, para elas, é um tanto difícil investir tempo e dinheiro numa pessoa que terá que encerrar o contrato em poucos meses.

Entretanto, há muitas alternativas se você quiser se manter na área:

a) Procurar emprego como júnior: Obviamente, a falta do estágio vai pesar. Porém, não é impossível conseguir emprego. Eu mesmo já contratei gente sem experiência prévia para um primeiro emprego. Se quiser aumentar as chances, pode ser uma boa conquistar uma certificação, ou publicar apps no Android market para compor um portifólio;
b) Fazer concurso público: Muitos concursos não exigem qualquer tipo de experiência prévia;
c) Freelance: É bem mais fácil arranjar trabalho como freelancer. Daí, ou você faz a empresa crescer, ou volta a procurar emprego (dessa vez com experiência);
d) Ir para a área acadêmica: Há programas de mestrado com bolsa, e a área é carente de profissionais. Você se tornaria pesquisadora/professora, e isso não é um mau negócio.
e) Fazer pós quando terminar o curso: não é uma solução definitiva, mas conhecer mais gente e aumentar seu networking aumenta as chances de você ser indicada para um emprego.

Portanto, não desanime. Não é o fato de ter tomado uma decisão errada que seu futuro todo na área está perdido.

[quote=ViniGodoy]Não vou negar, não ter feito um estágio foi uma péssima estratégia. Não entendi seu critério de desistir porque ele não pagava totalmente sua faculdade. Afinal, ele pagaria parcialmente, te daria experiência e tornaria mais fácil você procurar outra profissão mais bem remunerada posteriormente (mesmo que outro estágio).

Só para você ter uma idéia, meu primeiro estágio não pagava nem a passagem para eu ir até o local do meu trabalho. Eu literalmente pagava para trabalhar.

Agora que o curso está acabando, poucas empresas vão contratar para um estágio. Realmente, para elas, é um tanto difícil investir tempo e dinheiro numa pessoa que terá que encerrar o contrato em poucos meses.

Entretanto, há muitas alternativas se você quiser se manter na área:

a) Procurar emprego como júnior: Obviamente, a falta do estágio vai pesar. Porém, não é impossível conseguir emprego. Eu mesmo já contratei gente sem experiência prévia para um primeiro emprego. Se quiser aumentar as chances, pode ser uma boa conquistar uma certificação, ou publicar apps no Android market para compor um portifólio;
b) Fazer concurso público: Muitos concursos não exigem qualquer tipo de experiência prévia;
c) Freelance: É bem mais fácil arranjar trabalho como freelancer. Daí, ou você faz a empresa crescer, ou volta a procurar emprego (dessa vez com experiência);
d) Ir para a área acadêmica: Há programas de mestrado com bolsa, e a área é carente de profissionais. Você se tornaria pesquisadora/professora, e isso não é um mau negócio.
e) Fazer pós quando terminar o curso: não é uma solução definitiva, mas conhecer mais gente e aumentar seu networking aumenta as chances de você ser indicada para um emprego.

Portanto, não desanime. Não é o fato de ter tomado uma decisão errada que seu futuro todo na área está perdido.[/quote]

O estágio pagaria as mensalidades da minha faculdade parcialmente mas não totalmente acontece que na faculdade que eu estudo a rematricula é feita semestramente e ela só é efetuada caso o aluno não tenha pendências financeiras com a instituição, sem dinheiro com eu iria negociar meus débitos para concluir minha rematricula? Eu nunca reclamei de valor de bolsa de estágio nenhum, por mim trabalhava de graça numa boa, acontece que só agora eu consegui um bolsa no fies, agora nesse momento é que eu não preciso me preocupar com pagar minhas mensalidades, mas só agora entendeu ? A opção de cocncurso público até onde eu sei é só para graduações de 4 anos, mas obrigada pelas dicas também.

Calma, não estou dizendo que você é culpada, ou qualquer coisa assim. Desculpe, passou para mim despercebido a parte que você falou que trabalhava numa farmácia.

Nesse caso, suas chances de conseguir um primeiro emprego, mesmo sem estágio, aumentam. A preocupação de muitos empregadores é a de pegar um profissional completamente imaturo. O fato de você ter tido outros empregos, mesmo fora da área, especialmente se forem relativamente estáveis (mais de 1 ano), conta muito para o seu próximo empregador. Ele vai ver que você já tem experiência profissional e já atingiu mais maturidade do que um recém formado que não tenha tido qualquer tipo de experiência, ou mesmo, de um estagiário que apresente ainda um discurso bastante infantil na entrevista.

1 curtida

Não desista !
Termine o curso que esta fazendo e faça alguma certificação .
Continue estudando que a oportunidade aparecerá :slight_smile: Boa sorte !

1 curtida

Amanda, seguinte, emprego tem e tem muitos, mas nessa linha que você falou, bolsa baixa e etc…

Eu estudei em faculdade pública, não precisava pagar a mensalidade como você paga, mas senti na pele o mercado de TI quando comecei a procurar estágio, quando arrumei um, arrumei em empresas que não davam futuro, para você ter uma ideia, trabalhei em uma empresa que o piso era totalmente esburacado, nem as rodinhas da cadeira deslizavam, enfim…

Minha solução foi perceber que o mercado era ruim mesmo, que mesmo os melhores empregos da área não me satisfaziam, nesse momento cheguei em duas opções: 1 - Abrir uma empresa, 2 - Passar em um concurso. Comecei a tocar esses dois projetos em paralelo e acabei passando em um concurso quando ainda estava na faculdade, e foi a melhor coisa que me aconteceu. Antes de ser chamado para trabalhar no concurso, entrei em uma empresa multinacional, trabalhei alguns meses lá, mas dava para perceber bem o perfil de quem estava lá dentro e em conversas de corredor, vi que as perspectivas salariais dos meus “gerentes” não eram muito atraentes tendo em vista o quanto trabalhavam e jamais iria me sujeitar a escutar o que eles escutavam, muito menos ser o que eles eram. Aconselho vc seguir essas duas linhas, é a melhor maneira para atuar com TI no Brasil.

E quanto a graduação para concursos, tecnólogos são aceitos em quase todos (que eu lembro que não era aceitos, apenas Petrobras), o que precisa é ter uma carga horária mínima somente.

1 curtida

Poxa, eu daria tudo pra ser um desenvolvedor de soluções pra farmácias, e você larga tudo pra ser um digitador de luxo numa empresa de TI? :frowning:

Você parece ser uma pessoa muito inteligente. Algumas, isto é, muitas empresas não vêem isso nos seus colaboradores. Por você ser uma pessoa muito inteligente deveria prestar alguns concursos na área de t.i. (Prodesp, Banco do Brasil, etc). Claro que não é no primeiro que irá passar, mas como dizem: “concurso não se faz pra passar, mas se faz até passar”.
Uma outra opção é estudar para a certificação Java. Aqui no fórum há muitas pessoas que já tiraram a certificação e te darão preciosas dicas.

1 curtida

Olá queridos peço desculpas pela demora mas vim dar o meu retorno, graças a deus consegui financiar meu curso pelo Fies e consegui um estágio obrigada por todos os conselhos e pelos incentivos.
valeu :))))

1 curtida

Poxa, Emma_Forst… Parabéns.
A isso ai, investe agora depois da facul… em umas certificações… Inglês…
Quanto mais estudar… dedicar… melhor você estará preparada para o mercado de trabalho.