Boa Noite,
Comprei o livro “Java Como Programar 4ª Edição”, já faz tanto tempo que nem me lembro quando, e comecei a estudar, mas já nos primeiros exemplos notei uma grande lentidão para executar os “programinhas”.
O negócio é que acabei desistindo e voltei a programar em VB e Clipper.
Mas agora vou voltar a estudar, e peço uma dica de vocês.
É melhor estudar a partir da 4ª edição que possuo ou adquirir a 6ª edição?
Ps.: Na época que comecei a estudar usava um K6-2 500MHz com 192MB e me falaram que éra minha máquina o problema, e comprei um P4 3.2GHz com 512MB e o problema continuou ( e por isso desisti)… Se puderem me dar uma dica sobre a velocidade Também…
Obrigado a quem puder me ajudar, e a quem ler também…
Francislei Pontes 
Kra… deve haver algum problema extra ai, pq programa em java em um Athlon Thunderbird 1,1 GHZ (veinho todo) com 256 MB de ram e eh tranquilidade. A menos q vc esteja se referindo a interface gráfica com swing, ai relamente o desempenho é meio aquém do esperado, mas a proposta d ejava n é pra stand alone e sim grandes aplicações.
Quanto ao livro acho q vai ficar complicado vc usar o como programar 4ª edição, até pq no começo desse ano ja foi lançado o java 6 e e se n me engano o quarta edição é do jdk 1.3 ou 1.4, q ja estão bem defasados. Quanto a comprar a sexta edição ai ja n sei, pq coincidentemente esse semana entrei no site do deitel, www.deitel.com , e vi q ja foi lançada a 7ª edição em inglês com o java 6, e boas novidades, resta saber qt tempo vai demorar para traduzirem.
Provavelmente oq esta diminuindo seu desempenho seja a IDE e não a programação em si !!!
Experimente programar cm o JCreator (basicão) se a velocidade continuar baixa dai não sei te dizer o motivo…
Embora os rumores aí do java 6…se vc pegar pra estudar o jdk 1.3 ou 1.4 não acho q vc encontrará tantos problemas…
os comandos nunca deixam de funcionar ( só depois de muito tempo mesmo )
e a sua IDE irá te avisar quando vc usar um comando depreciado e irá ainda sugerir que vc use o comando tal de tal versão lançada…
Dependendo do valor do inestimento estude esse mesmo…e vai tirando as dúvidas qq coisa…
[/]'s e boa sorte
O problema também pode ser a IDE que você está utilizando.
O netbeans por exemplo é bom porém um pouco pesadinho.
já pensou em usar o eclipse IDE? faz o mesmo efeito que o netbeas e ainda te ensina a programar.
espero ter ajudado.
Valeu pelas dicas pessoal… muito obrigado mesmo…
Eu comecei a estudar usando o edit do MSDOS para criar os arquivos .java…
Depois instalei o eclipse pra ver se melhorava…
E o problema é com a interface gráfica mesmo…
Pretendo criar softs para trab em rede… se tiverem mais alguma dica…
Java como programar não é lá mta coisa…
Tem livros melhores p/ inicialiação Java…
Se nao me engano o Java era 1.4 no Java como programar na 4ª edição, hj o java ta na 1.6, é melhor entao pegar a sexta… 
usa o JCreator é bem leve pra começar, depois pega um Eclipse ou NetBeans. :lol: