Sou programador delphi a 12 anos, por curiosidade e pela necessidade de criar algo para a net comecei com java. Li tudo que podia sobre a estrutura OO e sua sintaxe especifica. Porém minha dúvida é tentar fazer pelo netbeans o que faço no delphi que é criar vários formulários e alternar entre eles conforme minha necessidade(ou frames no java). No netbeans até consegui criar um frame como eu queria, porém não tenho a menor idéia de como executar o sistema e ele ir direto para este frame que criei. No netbeans eu tenho o main.java e o MeuFrame.java cada um com o seu código, minha dúvida é como linkar os dois para quando rodar o programa o Frame apareça para o usuário. No delphi eu dava um show em um formulário e ele apareçe, e se der um close ele desapareçe. Este conceito que não esta muito claro para mim no java. Se tiver alguem com alguma dica fico agradeçido.
Duvida do Netbeans
13 Respostas
Main.java
public class Main {
public static void main( String[] args ) {
new NomeDoSeuJFrame().setVisible( true );
}
}
Se quiser, pode fazer assim. É uma forma mais legível p/ vc que está começando.
public class Main {
public static void main( String[] args ) {
NomeDoSeuJFrame frame = new NomeDoSeuJFrame();
frame.setVisible( true );
}
}
[]´s
Oi Leo_D,
new Principal().setVisible(true);/*aqui é como o show do delphi...em java também era show ficava assim */ new Principal().show();
dispose();//dispose é como o close...
Nunca use o método show(), ele é um método depreciado. Use o setVisible( boolean ) no lugar.
[]´s
Nunca use o método show(), ele é um método depreciado. Use o setVisible( boolean ) no lugar.[]´s
Está certo…só mostrei como exemplo,para o Leo entender melhor… 
Nunca use o método show(), ele é um método depreciado. Use o setVisible( boolean ) no lugar.[]´s
Está certo…só mostrei como exemplo,para o Leo entender melhor…
![]()
Entendi Anime, mas é que do jeito que você postou, parece mais uma alternativa do que um alerta 
[]´s
Tentei colocar o Código sugerido e deu pau, não executou. Inseri assim no main.java
package testenetbeans;
/**
*
-
@author colombo
*/
public class Main {/**
-
@param args the command line arguments */ public static void main(String[] args) { FrameMenu frame = new FrameMenu(); FrameMenu.setVisible( true ); } }
// TODO code application logic here
}
-
}
Sendo que FrameMenu é um Frame que criei, será que estou esquecendo de algum import para ele enchergar este frame.
Sei que para ficar ruim em java eu tenho que melhorar um monte, mas é dificil para quem usou tanto tempo o delphi e seus conceitos.
Este código que passei é o que esta no main.java no netbeans, se alguem identificar o bug eu agradeço.
Pelo que pude entender você quer desenvolver para web? Se for essa a intenção penso que você deve estudar frameworks como JSF e coisas do genero.
Se a intenção for desenvolver para desktop, gostaria de perguntar: Qual o seu nível de conhecimento em programação OO? (A resposta pode mostrar que ainda é muito cedo para pensar em formulários e interfaces gráficas).
Valeu laudenpower.
Cara ja li muito sobre OO e até ja usei em delphi porém trabalho mais com estruturado (Lógico propriedades e eventos do delphi não deixam de ser OO). Estou estudando Java a apenas uma semana, estes programinhas de Olá Mundo eu já faço com o pé nas costas, minha dificuldade é encontrar códigos um pouco mais evoluidos para que eu possa progredir lentamente. Meus Clientes estão me pedindo programinhas básicos para Web, não faço em delphi pois o delphi gera um código muito pesado para Web e tem a desvantagem de não ser multi plataforma. Cara encontro muita coisa em partes em tutos, para leigo em java como eu é dificil fazer a ligação. Gosto muito de programação independente da linguagem, vou aprender java mesmo que não faça um programa. O que estou com dificuldade é de encontrar um código comentado de um programinha bem basico como um cadastro simples que eu possa visualizar o resultado na pratica e pegar o fio da meada. Se tem alguma dica fico agradeçido.
Cara em delphi se procurar você acha passo a passo para a maioria das funções, comentário de componentes, eventos e programinhas prontos comentados que vc pode vizualizar o resultado na pratica e apartir dai você vai para frente.
Tentei colocar o Código sugerido e deu pau, não executou. Inseri assim no main.java
package testenetbeans;/**
*
@author colombo
*/
public class Main {/**
@param args the command line arguments */ public static void main(String[] args) { FrameMenu frame = new FrameMenu(); frame.setVisible( true ); } }// TODO code application logic here
}
}
Sendo que FrameMenu é um Frame que criei, será que estou esquecendo de algum import para ele enchergar este frame.Sei que para ficar ruim em java eu tenho que melhorar um monte, mas é dificil para quem usou tanto tempo o delphi e seus conceitos.
Este código que passei é o que esta no main.java no netbeans, se alguem identificar o bug eu agradeço.
Destaquei em negrito a linha que estava com problemas no seu código, veja se roda agora. 
Por falar nisso, procure usar a tag “code” quando postar um código-fonte, fica mais fácil de ler.
Sobre Java para Web, procure aprender o básico antes. Por enquanto nada de JSF, nem nenhum outro framework, estude JSP para começar e depois evolua para frameworks como JSF, essa é a minha recomendação.
Boa sorte e bons estudos.
Bom se a sua intenção é aprender a desenvolver software para web recomendo fazer o que o amigo acima disse, aprender jsp e servlets é o primeiro passo para começar e não swing, penso inclusive que será mais tranquilo começar em web do que em desktop (pois eu acho esse primeiro mais simples de aprender).
Mas a minha pergunta sobre OO, foi justamente para medir o seu grau de conhecimento básico, pois confesso que já tentei começar a aprender java direto da forma que você está tentando e consegui pouco resultado, sendo que só depois que eu entendi conceitos como herança, polimorfismo, sobrecarga entre outros é que eu comecei a entender melhor o que as tecnologias (seja desktop ou web) tem a oferecer.
Fala brow,
Eu sugiro este material, me ajudou bastante:
Tem um link para download da apostila.
Abraco!
Valeu Kenneth, vou dar uma olhada neste material que me indicou, na verdade estava perdido em onde começar, primeiro li muito sobre OO e seus conceitos, pura teoria, depois resolvi começar pelo swing pela proximidade que tem com a ide do delphi que para mim é mamão com açucar. Até então eu não sabia que tem esta divisão de desenvolvimento para web e desk. A minha intenção é dominar as duas técnicas e como me aconselharam que Java para Web é um caminho mais curto é este que vou seguir. Muito material de OO esplica de uma forma muito simples, daí a você visualizar tudo aquilo em um software maior é que gera a dúvida.
lauden só uma dúvida, você disse que deu muita cabeçada no começo assim como eu, aonde encontrou material que clareou as coisas
Valeu Kenneth, vou dar uma olhada neste material que me indicou, na verdade estava perdido em onde começar, primeiro li muito sobre OO e seus conceitos, pura teoria, depois resolvi começar pelo swing pela proximidade que tem com a ide do delphi que para mim é mamão com açucar. Até então eu não sabia que tem esta divisão de desenvolvimento para web e desk. A minha intenção é dominar as duas técnicas e como me aconselharam que Java para Web é um caminho mais curto é este que vou seguir. Muito material de OO esplica de uma forma muito simples, daí a você visualizar tudo aquilo em um software maior é que gera a dúvida.
lauden só uma dúvida, você disse que deu muita cabeçada no começo assim como eu, aonde encontrou material que clareou as coisas
Faculdade. Esse foi o material que usei, garrei no professor nas duas cadeiras de java que tive (um semestre foi só sobre orientação à objetos e o outro foi java desktop). Tipo fiquei um ano fazendo apenas programas em console, me condicionando a pensar apenas no modelo de dominio (classes e as suas relações e tudo mais), só depois é que cai em cima de desktop mas ai as coisas foram mais suaves por que eu já estava acostumado com OO e por isso as classes e o modelo mvc do swing foi assimilado de forma mais simples (tipo precisei ler sobre mvc até cansar também).
Use a apostila que o colega te passou, eu já li ela e é muito boa para aprender. Os caras tem uma didática muito boa, coisa linda mesmo.
Tipo na faculdade o professor deu material sim, mas no final aprendi entrando em tudo que é site e pegando um pouco de cada coisa por onde passava (e olha que foram tantos sites que nem sei mais onde ficam).
Tipo tome cuidado para não enxergar o java pelos olhos do delphi (já que desenvolvesse tanto tempo nele), pois vais precisar mudar radicalmente, mas radicalmente mesmo os teus conceitos.
Espero ter ajudado