Duvida em aplicação Swing

6 respostas
Zeed01

Boa tarde colegas !

Eu procurei… mas nenhum dos tópicos que encontrei me respondeu de uma forma clara, então la vai:

Numa aplicação Swing eu tenho uma tela de cadastro, que basicamente mostra um Objeto de um determinado tipo, ou seja, tela CadastroCliente, trabalha com um objeto Cliente.

Mas eu preciso de uma classe para validar minhas informações, aplicar regras de negócio, para isso tenho uma classe ClienteControl…

No entanto, na minha classe CadastroCliente eu não vejo como não ter uma referencia à classe Cliente, que representa um objeto deste tipo.

Alguém vê problema nisto ?

Já li sobre MVC, e é justamente este modelo que estou tentando implementar… só não se esta correto.

Minha dúvida é porque… por algum motivo encontrado entre a falta de experiência e a falta de conhecimento, acho que Cliente faz parte da camada Model, de persistência.
E quem deveria conversar com essa camada seria a Control, a View não.

Vixi… será que alguém vai entender isso ?

Obrigado a todos !

[]s

6 Respostas

S

Boa noite,

A view nao deve mesmo conversar com a camada de modelo,
para fazer o mediação entre a camada de modelo e a view existe a sua camada de controle,
uam dica para fazer suas validaçõe seria, quando o botao salvar for clicado, o controle
monnta um objeto com os dados da tela, passa para o modelo e este sim faz a validação,
a camada de controle e a view nao deve ter nehuma regra de logica de negocio o modelo
fica encarregado disso

Espero ter ajudado. :smiley:

fec

Aconselho utilizar o framework genesis.
Abraço!

fec
<blockquote><div class="quote-author">Zeed01:</div>

Minha dúvida é porque… por algum motivo encontrado entre a falta de experiência e a falta de conhecimento, acho que Cliente faz parte da camada Model, de persistência.

E quem deveria conversar com essa camada seria a Control, a View não.

[]s</blockquote>

O MVC no Swing se aplica desse jeito:

Model–>Encapsula dados e expões funcionalidades;

View–>Apresenta graficamente o model;

Controller–>Define o comportamento e seleciona a view adequada.
Zeed01

SlashJava

Veja bem…
A View não terá que receber da Control os dados que serão mostrados ?

Para isso eu tenho que ter na View um objeto do tipo que será mostrado… um Cliente, por exemplo.

Se não… como ela receberá esses dados ?

Não entendi também a parte que a camada Control e View não devem ter nenhuma regra de lógica de negócio e que o Modelo se encarregaria disso… a camada Modelo não deveria se preocupar somente com a parte de persistência ?

Senão… querendo trocar o Banco de Dados por exemplo terei que refazer todas as regras de negócio novamente.
Achei que essa era a grande vantagem de ter uma camada Control: poderia trocar a View de Swing para Web ou trocar o banco de dados de MySql para Oracle sem mexer em mais nada, a não na camada View ou na Model, respectivamente, sem afetar as regras de negócio do sistema.

Obrigado.

Um abraço.

RafaelRio

Talvez suas dificuldades sejam motivados pelo fato de que você não precisa de MVC. Já pensou nisso?

Segue um link que pode te ajudar.

Zeed01

Bom dia colegas !

RafaelRio
Vixi… sobre não precisar de MVC deu nó na minha cabeça !
Quando começei o projeto fiz várias consultas e todas as respostas que obtive foi no sentido de usar MVC…
Principalmente porque na fase 2 o objetivo e recriar toda a View para Web.

Eu acho que não entendi sua proposta, pode me explicar ?

Obrigado.

Um abraço.

Criado 29 de agosto de 2007
Ultima resposta 30 de ago. de 2007
Respostas 6
Participantes 4