Galera…tenho o codigo abaixo que cria um ComboBox, gostaria que ao escolher um opçao do ComboBox um segundo Combox traria valores correspondentes ao que foi escolhido no primeiro ComboBox e assim por diante até o terceiro ComboBox.
Ex: Se escolhesse CORES no 1º ComboBox o 2ºComboBox viria AZUL - BRANCO- VERDE para escolher e o 3º ComboBox viria CLARO - ESCURO - MEDIO. Agradeço a ajuda.
Codigo que já tenho (se alguem tiver algumas mudanças que melhoram o codigo, favor postar)…
Amigo… estou com outro exemplo já com 2 combobox (segue abaixo o codigo), mas nao estou sabendo colocar o evento para ao escolher uma opcao no 1° combo o java abrir as propriedades respectivas no 2° combo e por diante até um 3º combo.
Agradeço se puder me ajudar. (Estou com varios materias …apostilas…tutoriais… com os metodos de combobox, e acho que é questao de tempo para conseguir resolver, mas se pintar alguma ajuda extra, ganho tempo).
// Configurando a GUIpublicExemploComboBox(){super(“TestandoJComboBox”);
// Cria um container e define o modelo de layout (FlowLayout)Containercontainer=getContentPane();container.setLayout(newFlowLayout());// Adiciona os elementos para o primeiro Combocbb.addItem("cores");cbb.addItem("estados");cbb.addItem("animal");//Define o item que estará selecionadocbb.setSelectedItem("cores");//Adiciona para o containercontainer.add(cbb);//Preenche o vetorcor.add("Verde");cor.add("Amarelo");cor.add("Azul");
//Cria um Combo utilizando o vetorcbb1=newJComboBox(cor);container.add(cbb1);
// registra os tratadores de evento setSize(300,170);setVisible(true);setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE);
}// Método principal da aplicaçãopublicstaticvoidmain(Stringargs[]){ExemploComboBoxcombobox=newExemploComboBox();}}
M
marx_paynerPJ
novato-mg,
vc pode colocar um evento no 1 combo, com java.awt.event.ItemListener. nesse evento vc remove todo o conteúdo do 2 combo com o método removeAllItems, ou seja, comboBox.removeAllItems(). Depois vc adciona um novo conteúdo ao seu 2 combo usando o método addItem.
Espero q seje isso q v queira fazer!
falow’s
N
novato-mgPJ
Interessante a sua ideia… vou tentar aqui.
Se vc tiver um exemplo em codigo, favor postar.
Valeu!!! A galera do forum é sempre muito PRESTATIVA.
N
novato-mgPJ
Marx …suas dicas me auxiliaram bastante.
Consegui desenvolver todo o codigo do programa e acabei incrementando ele com mais recursos. Ficou nota 10!
Valeu.
A
AmamorimPJ
Caro colega,
Estou a procura de mais informações sobre Combobox. Voce poderia postar o seu código aqui? Seria muito bom para compartilhar conosco!!.
Atenciosamente,
Edson
N
novato-mgPJ
Amamorim…segue abaixo o codigo de um programa com COMBO DINAMICO. Se precisar tenho outros. Flw.
privateJComboBoxcountryComboBox;privateJComboBoxstateComboBox;privateJPanelelPanel;publicstaticvoidmain(Stringargs[]){newAnimais().show();}publicAnimais(){initComponents();initializeComponents();}privatevoidinitComponents(){countryComboBox=newJComboBox();stateComboBox=newJComboBox();elPanel=newJPanel();elPanel.setLayout(newFlowLayout());elPanel.setBackground(Color.blue);elPanel.add(countryComboBox);elPanel.add(stateComboBox);getContentPane().add(elPanel);Dimensiond=Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();setLocation(d.width/2-320,d.height/2-240);setSize(newjava.awt.Dimension(700,100));setResizable(false);setVisible(true);this.addWindowListener(newWindowAdapter(){publicvoidwindowClosing(WindowEvente){setVisible(false);System.exit(0);}});}privatevoidinitializeComponents(){addCountryChoices();stateComboBox.addItem("- Selecione a Categoria -");}privatevoidaddStateChoices(intcountry){stateComboBox.removeAllItems();stateComboBox.addItem("- Escolha o Animal -");Stringestados[][]=init_States();for(inti=0;i<=estados[country].length-1;i++){stateComboBox.addItem(estados[country][i]);}}//Adicionando a lista de paises em countryComboBoxprivatevoidaddCountryChoices(){//adicionando na listacountryComboBox.addItem("- Selecione a Categoria -");Stringpaises[]=init_countries();for(inti=0;i<paises.length;i++){countryComboBox.addItem(paises[i]);}ActionListenerlst=newActionListener(){publicvoidactionPerformed(ActionEvente){addStateChoices(countryComboBox.getSelectedIndex());}};countryComboBox.addActionListener(lst);}publicString[]init_countries(){String[]sCountryString={"Animais","Aves"};returnsCountryString;}publicString[][]init_States(){StringsStateArray[][]=newString[3][];sStateArray[0]=newString[]{""};sStateArray[1]=newString[]{"Elefante","Girafa","Leao","Hipopotamo","Tigre","Urso","Zebra"};sStateArray[2]=newString[]{"Andorinha","Gaviao","Papagaio","Tucano"};returnsStateArray;}
}
A
AmamorimPJ
Prezado novato-mg,
Conterrâneo, muito bom o seu código, já me ajudou muito. Caso voce não se importar e puder mesmo mandar-me mais algum exemplo, eu ficarei imensamente agradecido e csao voce não queira postar aqui, pode também enviar para o meu e-mail. Estou aqui a disposição também para lhe enviar alguma coisa e trocarmos mais idéias também, integrando iclusive a esta equipe maravilhosa aqui do fórum.
Meu e-mail: [email removido]
Um abraço,
Edson amorim
N
novato-mgPJ
Vou separar mais algum material de combobox dinamico e posto ainda hoje.
Flw.
A
AmamorimPJ
Prezado colega,
Muito bem, a hora que chegar, tá muito bom. Estou sempre de olho aqui!! e antecipadamente j´a lhe agradeço.