Pessoal nunca fiz um chat… e preciso desenvolver um, estilo skype. Em qual linguagem seria mais facil desenvolver? Como nunca fiz um, e nao tenho nossao de JSP creio que o estudo vai ser igual para qualquer linguagem. Alguem poderia me dar alguma dica de por onde começar?
vlw
Duvida em CHAT
11 Respostas
Já fiz um em java … tem bastante exemplo de comunicação cliente / server usando socket … você acha até chat pronto para você estudar o código e fazer o seu …
Comece a implementar e posta as dúvidas ai prá gente te ajudar.
Boa sorte
mas tipo… vou usar JSP sockets… preciso manjar de rede também? acho que tem algo no livro Use a cabeça certo? só nao sei se é o bastante 
com o xampp da pra emular sockets ou eu to viajando?
por favor desconsiderar a pergunta acima… peguei um pdf… e vi que o socket é uma especie de conexão ou uma ponte para uma porta do servidor… essa porta precisa ser a 80 sempre??
“Manjar bastante” requer paciência, dedicação, estudo e prática, mas acredito que você precise de um conhecimento básico como tráfego de pacotes UDP e TCC, broadcast, multicast, algumas coisas básicas para definir como e o que será implementado para a tua necessidade.
E depois definir se será usado Socket mesmo. Caso seja, busque entender como funciona o Socket e depois sua implementação em Java.
Após estes passos, garanto que será muito mais simples sua implementação.
Abraços!
Não, ela é totalmente configuravél, por isso eu comentei para estudar o Socket e depois sua implementação em Java 
ja estou vendo sockets e como implementa em java. sockets é como se fosse request.form ou response.write do asp?
Ai com certeza foge da minha alçada!!! rsrs…somente quem trabalha/trabalhou com ASP para lhe responder isso.
Mas leia com calma Denis, sem pressa. Umas horas lidas com atenção e vai entender o funcionamento básico dele.
Aqui no GUJ tem bastante tópicos com Socket, acho que inclusive envolvendo chat.
Dá uma pesquisa na net por “Socket GUJ” que acho que vai ter bastante links.
Abraços.
vlw
Achei estes dois links, acho que vão lhe ajudar bastante:
-
http://www.guj.com.br/java/208630-ajuda-com-aplicacao-chat-socket
-
http://www.guj.com.br/java/74218-chat-em-java–usando-socket-e-thread
Abraços.
vlw mesmo cara