Duvida em como declarar classe em Java

2 respostas
mfdzerohour

Boa Tarde,

Já andei expressando minha duvida, mas acho que não entenderam muito bem, vou me expressar com mais detalhes.

Estou fazendo o curso do Java por conta propria, não tenho nenhuma experiencia em programação e com o java, não sou programador (ainda!),  estou aprendendo pela apostila da Caelum, estou na página n° 33, o exemplo em si (pelo que entendi) deve me dizer se posso ou não sacar o dinheiro, tenho duas classes uma conta que é o objeto e outra é que o corpo do programa com o nome de programaConta, ele está dando erro e não sei como corrigir o mesmo, ele está em compilado com o javac e não é um arquivo .jar vou colocar o mesmo logo abaixo e depois dele o erro sealgume puder me dar uma ajudinha agradeço, pois pelo que vi não posso passar para frente pois tudo se baseia nesse exemplo e como não entendo onde está o erro, sempre fico preso a essa situação, se puderem reescrever o programa e explicar onde errei, eu agradeço.

class conta {

int numero;

String nome;

double saldo;

double limite;
double saca;
    double deposita;

public boolean consegui(int saca) {
            if(consegui) {
                    System.out.println("Consegui sacar!");
            }else{
                    System.out.println("Não consegui sacar");
            }

}

}

class programaConta {

public static void main(String[] args) {

conta minhaConta;

minhaConta = new conta();
minhaConta.nome = "Duke";
            minhaConta.saldo = 1000.0;

System.out.println("Saldo atual: " + minhaConta.saldo);
    }

}

O erro que aparece é:

marcelo@localhost ~/curso_java $ javac Conta.java

Conta.java:14: warning: unmappable character for encoding ASCII

System.out.println(N?o consegui sacar);

^

Conta.java:17: warning: unmappable character for encoding ASCII

//Quando uma variavel ? declarada diretamente dentro do escopo da classe, ? chamada de variavel de objeto,

^

Conta.java:17: warning: unmappable character for encoding ASCII

//Quando uma variavel ? declarada diretamente dentro do escopo da classe, ? chamada de variavel de objeto,

^

Conta.java:11: cannot find symbol

symbol  : variable consegui

if(consegui) {

^

1 error

3 warnings

2 Respostas

quikkoo

as 3 primeiras mensagens sao avisos, e nao erros, é bom elimina-los mas isso nao vai impedir a compilacao e exeuçao d seu codigo

a ultima msg sim é um erro, diz q nao existe uma variavel de nome 'consegui' vc deve ter confundido, pois 'consegui' é uma funcao, e nao uma variavel oq vc pode fazer é criar uma variavel com outro nome e coloca-la naqele if
class Conta
{
	int numero;
	String nome;
	double saldo;
	double limite;

double saca;
	double deposita;

boolena pode = true;

public boolean consegui(int saca)
	{
		if (pode)
		{
			System.out.println("Consegui sacar!");
		}
		else
		{
			System.out.println("Não consegui sacar");
		}

return pode;
	}
}

class ProgramaConta
{
	public static void main(String[] args)
	{
		conta minhaConta = new conta();

minhaConta.nome = "Duke";
		minhaConta.saldo = 1000.0;

System.out.println("Saldo atual: " + minhaConta.saldo);
	}
}
vc copiou este codigo do livro ou fez vc mesmo? é um programa meio estranho, muita coisa 'atoa' nele... mas pelo menos vai compilar dessa fez, hehehe

execlta ae, ve no q da... depois volta aqui, hehe, flw, t+

mfdzerohour
Eu eu reescrevi ele, os erros sei que são porque eu coloquei acentos nas frases, a apostila fala que se houver erros de acentuação mais para frente aprenderei a corrir e não tem importancia (no momento) se os mesmos acontecerem.

qual é a função dessa linha ("public boolean consegui(int saca)"), pensei que de alguma forma o true ou o false, ouse seja seria uma condição, mas agora como vc escreveu ficou mais clao que a apostila, pois o que deve ser satisfeito é o "pode" que estaria sendo testada!

PS: O primeiro parentese é só separar a linha do texto.

Criado 7 de novembro de 2006
Ultima resposta 7 de nov. de 2006
Respostas 2
Participantes 2