Dúvida em como fazer uma query em um campo time do mysql usando criteria hibernate

Boa tarde pessoal, estou tentando fazer uma coisa e não estou conseguindo.

Fiz um mapeamento em um campo Date em uma classe minha de forma que o mesmo guardasse apenas as horas,minutos e segundos.
Então o mapeamento ficou assim.
@Temporal(TemporalType.TIME)

Preciso incluir esse campo de hora como condição em uma consulta.

Antes da execução dessa consulta, eu pego a hora atual e preciso verificar se é ela é maior ou igual a hora que o usuario cadastrou nesse campo de hora e segundo.

Não estou sabendo fazer para verificar apenas as horas de um campo Date no criteria do hibernate, pois o tipo na classe é Date, no banco de dados Mysql está como time, mas eu acho que preciso passar um Date também na query.

Alguém pode me ajudar nisso?

Primeiro, organize o que você quer dizer, está muito confuso.
Segundo, se você anotou um atributo Date como TemporalType.TIME, ele irá assumir apenas as horas desta data, de modo que, se você fizer uma query direto no banco, ele retornará apenas horas, minutos e segundos. Já se fizer um select pelo hubernate, ele trará a hora atrelada ao dia 01/01/1970, o dia zero para os objetos da classe java.util.Date.
Para comparar objetos de java.util.Date, incluindo aqueles que foram anotados como TIME, você pode usar os seguintes Restrictions do Criteria:
le - Less Or Equal: Menor ou igual
eq = Equal: Igual
ge = Greater Or Equal: Maior ou Igual
gt = Gtreater Than: Maior que
lt = Less Than: Menor que

Você tem razão drsmachado, não expliquei bem minha dúvida.

declarei um campo do tipo Date como TemporalType.TIME porque nesse campo eu só preciso das horas armazenadas.

tem uma consulta que eu já tinha feito antes, usando criteria e agora preciso usar esse novo campo também como condição.

antes da consulta ser executada, eu pego a hora atual, e na nova condição eu verifico se a hora atual é maior do que a hora desse campo nova que armazena as horas.

o que acontece é que não estou sabendo o que passar no segundo argumento para que ele faça a verificação se a hora é maior ou menos.

já tentei de algumas formas.

.add(Restrictions.ge(“config.horaLimiteDaConfirmacao”, ))

horaLimiteDaConfirmacao é o meu atributo do tipo Date mapeado para ficar com apenas segundos no banco de dados.

eu preciso passar somente a hora, minuto e segundo atual nesse argumento, então criei uma data atual com calendar, apagei dia,mes e ano e usei o metodo getTime() desse calendar para passar o Date somente com hora,minutos e segundos para o argumento, mas a query não está trazendo o resultado esperado.

nunca trabalhei com o Date usando apenas horas,minutos e segundos e isso pode estar me confundindo um pouco.
pq pro hibernate eu to passando um objeto date, mas pro branco nao existe data, somente as horas.

entendeu melhor a minha dúvida?

Agradeço sua ajuda e aguardo resposta.

Ninguém sabe me ajudar?