dúvida em conteúdo de scjp

6 respostas
J

pessoal

estou desde dezembro estudando para a prova da sun - scjp.

estudei desde o início pelo livro da kathy sierra, o qual, pelo que vejo, é muito bem indicado por todos.

agora na última semana, ao verificar alguns outros conteúdos também, percebi que alguns abordam alguns assuntos não abordados pelo livro da kathy sierra.

um exemplo disto seria o capítulo de io, o qual, o livro da kathy sierra diz que as classes que é necessário saber para a prova são: File, FileInputStream, FileOutputStream, BufferedReader, BufferedWriter e PrintWriter.

já no livro “Complete Java 2 Certification Study Guide - Fifth Edition”, da editora “Sybex”, além destas classes, são abordadas outras como RandomAccessFile e DataInputStream.

agora, minha dúvida é:

o livro da kathy sierra está incompleto ou estas classes não abordadas por ele, realmente não são necessárias para o exame?

por favor, alguém que já tenha feito a prova pode me ajudar?

grato

6 Respostas

anderson.bonavides

É completo. Se não me falhe a memória ela é uma das pessoas que elaboradoram a prova.

juniormaverick

Cara fiz a prova duas semanas atrás, onde só estudei o livro da kathy Sierra do Java 5, e fiz simulados…

Pode estudar só ele e ir fazer a prova que tu consegue…

Mas vá sabendo tudo que no livro da kathy sierra aborda…flw…

Fox_McCloud

julioromano:
agora na última semana, ao verificar alguns outros conteúdos também, percebi que alguns abordam alguns assuntos não abordados pelo livro da kathy sierra.

um exemplo disto seria o capítulo de io, o qual, o livro da kathy sierra diz que as classes que é necessário saber para a prova são: File, FileInputStream, FileOutputStream, BufferedReader, BufferedWriter e PrintWriter.

Da SCJP 1.4 para a 5 saíram alguns assuntos e entraram outros. Por exemplo, bit shifting saiu da 5, e Collections entrou.

Você precisa verificar para qual versão da SCJP é o seu Cathy Sierra e para qual versão são os outros livros. Se você vai prestar SCJP 5 estude com o Cathy Sierra para SCJP 5.

Eu li só esse livro e não tive tempo para fazer exercícios antes do fim da validade do meu Voucher. Fiz a prova e passei assim mesmo, só com esse livro.

Entretanto, se o seu objetivo é obter uma nota alta, estude com cuidado e faça muitos simulados. Cá entre nós, na minha opinião a certificação não garante que a pessoa seja um bom desenvolvedor (e vice-versa), uma nota alta na certificação também não. É uma questão de decoreba e preparação para as pegadinhas.

Na minha prova tinha uma questão cheia de threads, mas o problema era um switch em que um dos cases não tinha break. Se eu não estivesse atento teria caído direitinho, mas na minha opinião isso não prova nada…

rmala_ti

Fox McCloud:
julioromano:

Da SCJP 1.4 para a 5 saíram alguns assuntos e entraram outros. Por exemplo, bit shifting saiu da 5, e Collections entrou.

Você precisa verificar para qual versão da SCJP é o seu Cathy Sierra e para qual versão são os outros livros. Se você vai prestar SCJP 5 estude com o Cathy Sierra para SCJP 5.

Eu li só esse livro e não tive tempo para fazer exercícios antes do fim da validade do meu Voucher. Fiz a prova e passei assim mesmo, só com esse livro.

Entretanto, se o seu objetivo é obter uma nota alta, estude com cuidado e faça muitos simulados. Cá entre nós, na minha opinião a certificação não garante que a pessoa seja um bom desenvolvedor (e vice-versa), uma nota alta na certificação também não. É uma questão de decoreba e preparação para as pegadinhas.

Na minha prova tinha uma questão cheia de threads, mas o problema era um switch em que um dos cases não tinha break. Se eu não estivesse atento teria caído direitinho, mas na minha opinião isso não prova nada…

Bom dia!
Concordo que a certificação não prova que a pessoa seja realmente um bom desenvolvedor.
Mas dizer que a prova é decoreba, ai eu descordo totalmente!!!
Na minha opnião, não é possível fazer a prova somente decorando é preciso entender o que está escrito pois a prova tem questões em que é preciso analisar.
Eu ainda não tenho um grande embasamento em Java, mas estou estudando desde do ano passado, todos os dias e ainda me encontro no capítulo 2 do livro da Kathy.
Como não tenho experiência profissional, preciso entender cada linha e não apenas DECORAR.
Bom só lembrando que esta é a minha opnião, e respeito a sua mas não concordo.
É isso.
Abraço.

Fox_McCloud

rmalati:
Concordo que a certificação não prova que a pessoa seja realmente um bom desenvolvedor.
Mas dizer que a prova é decoreba, ai eu descordo totalmente!!!

Ok, deixa eu refinar a minha afirmação, então: decoreba lógica.

Suponha que você chega em uma questão que começa com o seguinte código:

public class Teste{ int a; static int b; { a = 2; b = 3; } static { a = a--; b += 4; } public Teste(){ System.out.println("a= "+a+", b= "+b); } }
Então eu pergunto: quantas más práticas de programação estão acumuladas nesse código? Entretanto, esse não é o foco do exame, o exame só quer saber se compila ou não, e qual é o resultado do println. É o tipo de coisa que com treino (decoreba lógica) você resolve em poucos segundos.

Mas se eu começo a ver blocos estáticos soltos em classes de um sistema, a menos que haja um motivo muito claro para isso, fica óbvio para mim que o sistema tem sérios problemas de arquitetura. Blocos soltos não-estáticos é pior ainda (nonsense)!

Então é preciso sabermos bem qual é o foco da avaliação… se você pegar as armadilhas possíveis (o Cathy Sierra ressalta bem isso) e fizer 30 exercícios de cada, ficará treinado para fazer uma boa prova, mas é uma mera questão de decoreba lógica (entender os padrões comportamentais dos algoritmos Java) que não vai significar que você saiba atuar adequadamente em um sistema…

rmala_ti

Fox McCloud, como já disse respeito muito sua opnião, e agora entendi melhor seu ponto de vista.
É que meu conceito de decoreba sempre foi do tipo memorize todos os elementos da tab periódica ou coisa parecida.
Mas essa tal de decoreba lógica é novidade pra mim. rs
Outra coisa não sabia que poderiam haver blocos estáticos jogados assim, pode explicar melhor?
Inté.

Criado 13 de março de 2008
Ultima resposta 14 de mar. de 2008
Respostas 6
Participantes 5