Construa um algoritmo que seja capaz de dar a classificação olímpica de 3 países informados. Para cada país é informado o nome, a quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze. Considere que cada medalha de ouro tem peso 3, cada prata tem peso 2 e cada bronze, peso 1.
agora fica minha duvida!
eu poderia fazer uma variável que conseguisse os pontos de cada medalhas certo? PM \ ponto medalhas, poderia usar uma media ponderada ae ficaria isso
PM = (ouro3+prata2+bronze*1)/3+2+1
mas e agora como eu fazeria para saber qual País seria o primeiro o segundo ou terceiro?
O que o markinlelo quis dizer é que o mais importante você já tem, que é o campo que indica quem é o maior e quem é o menor. Então, se você tiver um array de países pode utilizar o algoritmo que desejar(como o Bubble sort) para ordenar
é que não conheço muito de array mesmo, porque ainda estou no capitulo 3 do livro de Lógica de programação, sendo que array seria o próximo capitulo creio eu, que é onde aprende Estrutura de dados, como manipular elas, vetores, matrizes e registros, por isso acho que não tem sentido eles colocarem um exercício que se diz ser de seleção um pouco mais complexo para parte que estou.
cara tudo bem eu agradeço muito pelo que você fez, mas meu objetivo aqui é aprender, e como eu disse no exercício que eu to fazendo ele pede esse algoritmo em estrutura de seleção, o Bubble sort se não me engano tem estrutura de repetição né, não é esse meu objetivo
pais1 = JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do país:");
pais2 = JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do país:");
pais3 = JOptionPane.showInputDialog("Digite o nome do país:");
o1 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de ouro o "+pais1+" recebeu:"));
p1 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de prata o "+pais1+" recebeu:"));
b1 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de bronze o "+pais1+" recebeu:"));
o2 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de ouro o "+pais2+" recebeu:"));
p2 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de prata o "+pais2+" recebeu:"));
b2 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de bronze o "+pais2+" recebeu:"));
o3 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de ouro o "+pais3+" recebeu:"));
p3 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de prata o "+pais3+" recebeu:"));
b3 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digita quantas medalhas de bronze o "+pais3+" recebeu:"));
pontos1 = (o1 * 3 + p1 * 2 + b1 * 1)/(3 + 2 + 1);
pontos2 = (o2 * 3 + p2 * 2 + b2 * 1)/(3 + 2 + 1);
pontos3 = (o3 * 3 + p3 * 2 + b3 * 1)/(3 + 2 + 1);
if ((pontos1 >= pontos2) && (pontos1 >= pontos3))
{
if (pontos2 >= pontos3)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O "+pais1+" ficou em primeiro lugar com média de pontos de "+pontos1+
"\nO "+pais2+" ficou em segundo lugar com média de pontos de "+pontos2+
"\nO "+pais3+" ficou em terceiro lugar com média de ponto de "+pontos3);
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O "+pais1+" ficou em primeiro lugar com média de pontos de "+pontos1+
"\nO "+pais3+" ficou em segundo lugar com média de pontos de "+pontos3+
"\nO "+pais2+" ficou em terceiro lugar com média de ponto de "+pontos2);
}
}
else if ((pontos2 >= pontos1) && (pontos2 >= pontos3))
{
if (pontos1 >= pontos3)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O "+pais2+" ficou em primeiro lugar com média de pontos de "+pontos2+
"\nO "+pais1+" ficou em segundo lugar com média de pontos de "+pontos1+
"\nO "+pais3+" ficou em terceiro lugar com média de ponto de "+pontos3);
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O "+pais2+" ficou em primeiro lugar com média de pontos de "+pontos2+
"\nO "+pais3+" ficou em segundo lugar com média de pontos de "+pontos3+
"\nO "+pais1+" ficou em terceiro lugar com média de ponto de "+pontos1);
}
}
else
{
if(pontos1 >= pontos2)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O "+pais3+" ficou em primeiro lugar com média de pontos de "+pontos3+
"\nO "+pais1+" ficou em segundo lugar com média de pontos de "+pontos1+
"\nO "+pais2+" ficou em terceiro lugar com média de ponto de "+pontos2);
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O "+pais3+" ficou em primeiro lugar com média de pontos de "+pontos3+
"\nO "+pais2+" ficou em segundo lugar com média de pontos de "+pontos2+
"\nO "+pais1+" ficou em terceiro lugar com média de ponto de "+pontos1);
}
}
} [/code]