[color=blue]"1) Na empresa onde trabalhamos, há tabelas com o quanto foi gasto em cada mês. Para fechar o balanço doprimeirotrimestre,precisamossomarogastototal.Sabendoque,emJaneiro,foramgastos15000reais,emFevereiro,23000reaiseemMarço,17000reais,façaumprogramaquecalculeeimprimaogastototalnotrimestre.Sigaessespassos:a)CrieumaclassechamadaBalancoTrimestralcomumblocomain,comonosexemplosanteriores;b)Dentrodomain(omiolodoprograma),declareumavariávelinteirachamadagastosJaneiroeinicialize-acom15000;c)CrietambémasvariáveisgastosFevereiroegastosMarco,inicializando-ascom23000e17000,respectivamente,utilizeumalinhaparacadadeclaração;d)CrieumavariávelchamadagastosTrimestreeinicialize-acomasomadasoutras3variáveis:intgastosTrimestre=gastosJaneiro+gastosFevereiro+gastosMarco;e)ImprimaavariávelgastosTrimestre.2)Adicionecódigo(semalteraraslinhasquejáexistem)naclasseanteriorparaimprimiramédiamensaldegasto,criandoumavariávelmediaMensaljuntocomumamensagem.Paraisso,concateneaStringcomovalor,usando"Valor da média mensal = “+ mediaMensal.”[/color]
Não compreendo o que faço na segunda atividade … Vocês podem me ajudar ???
a média é calculada pela soma dos valores, dividida pelo número de itens.
no caso, a média seria o valor total dos 3 meses (que você já tem), dividido pelo número de meses.
klebson_lou
acho que voce pega a variavel gastosTrimentre e divede por 3 ja que são tres meses.
a média é calculada pela soma dos valores, dividida pelo número de itens.
no caso, a média seria o valor total dos 3 meses (que você já tem), dividido pelo número de meses.
"Para isso, concatene a String com o
valor, usando "Valor da média mensal = “+ mediaMensal.”
Obrigado.
LucasJavaTry
Obrigado gente ! Minha mente “tá começanu a rudá”
LucasJavaTry
Dúvida 2:
Por qual motivo “String” está aí ???
O que ele fará no java???
Rodrigo_Sasaki
String é um objeto que contem texto. Não sei como explicar de forma mais elaborada, mas a String que ele se referiu é a parte "Valor da média mensal = "
LucasJavaTry
digaoneves:
String é um objeto que contem texto. Não sei como explicar de forma mais elaborada, mas a String que ele se referiu é a parte
"Valor da média mensal = "
Amigo diagoneves, eu sinto vergonha em pedir isso mas ... Será que você pode me passar o código completo?
É porque só aparece o cálculo, não aparece o texto.... Vou te mostrar o código:
classBalancoTrimestral{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){intgastosJaneiro=15000;intgastosFevereiro=23000;intgastosMarco=17000;intgastosTrimestre=gastosJaneiro+gastosFevereiro+gastosMarco;System.out.println(gastosTrimestre);intmediaMensal=gastosTrimestre/3;Stringvalor="Valor da média mensal = "+mediaMensal;}}
Obrigado amigão!!!
felipe.maia
LucasJavaTry:
digaoneves:
String é um objeto que contem texto. Não sei como explicar de forma mais elaborada, mas a String que ele se referiu é a parte
Amigo diagoneves, eu sinto vergonha em pedir isso mas ... Será que você pode me passar o código completo?
classBalancoTrimestral{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){intgastosJaneiro=15000;intgastosFevereiro=23000;intgastosMarco=17000;intgastosTrimestre=gastosJaneiro+gastosFevereiro+gastosMarco;System.out.println(gastosTrimestre);intmediaMensal=gastosTrimestre/3;Stringvalor="Valor da média mensal = "+mediaMensal;}}
Obrigado amigão!!!
Caso eu quisesse modificar o cód para repassar os valores para calculo da média como agumentos poderia fazer assim :
classBalancoTrimestral{publicstaticvoidmain(Intargs[gastosJaneiro,gastosFevereiro,gastosMarco]){intgastosJaneiro=15000;intgastosFevereiro=23000;intgastosMarco=17000;intgastosTrimestre=gastosJaneiro+gastosFevereiro+gastosMarco;System.out.println(gastosTrimestre);intmediaMensal=gastosTrimestre/3;Stringvalor="Valor da média mensal = "+mediaMensal;}}
klebson_lou
pede para imprimir a String
System.out.println(valor);
klebson_lou
felipe.maia:
LucasJavaTry:
digaoneves:
Obrigado amigão!!!
Caso eu quisesse modificar o cód para repassar os valores para calculo da média como agumentos poderia fazer assim :
classBalancoTrimestral{publicstaticvoidmain(Intargs[gastosJaneiro,gastosFevereiro,gastosMarco]){intgastosJaneiro=15000;intgastosFevereiro=23000;intgastosMarco=17000;intgastosTrimestre=gastosJaneiro+gastosFevereiro+gastosMarco;System.out.println(gastosTrimestre);intmediaMensal=gastosTrimestre/3;Stringvalor="Valor da média mensal = "+mediaMensal;}}
voce não pode alterar a assinatura do metodo main ele tem que passar um array de string ou um vargs nunca um array de int.
LucasJavaTry
klebson lou:
pede para imprimir a String
System.out.println(valor);
Olá klebson lou;
Amigo, o valor tem que ser double, pois a conta final é 18333.3333 ([telefone removido])
Como eu mudo o valor para double ???
felipe.maia
Grato , klebson lou .
Teria então de criar outro Método para poder fazer dessa forma repassando os valores por argumentos.
att,
klebson_lou
você pode fazer o double em vez do int
doublemediaMensal=gastosTrimestre/3;Stringvalor="Valor da média mensal = "+mediaMensal;
como o double é maior que o int não tem problema e cabe dentro sem cast.
klebson_lou
exato,
mais o ideal é fazer em outra classe e chama-la.
LucasJavaTry
klebson lou:
você pode fazer o double em vez do int
doublemediaMensal=gastosTrimestre/3;Stringvalor="Valor da média mensal = "+mediaMensal;
como o double é maior que o int não tem problema e cabe dentro sem cast.
Obrigado, funcionou!!!
felipe.maia
klebson lou:
felipe.maia:
Grato , klebson lou .
Teria então de criar outro Método para poder fazer dessa forma repassando os valores por argumentos.
att,
exato,
mais o ideal é fazer em outra classe e chama-la.
Klebson lou ,
Poderia por favor tirar outra dúvida que possuo sobre formas de organizar um código Java , existe algum livro ou tutorial com boas práticas de programação , digo pois tenho muitas dúvidas sobre como declarar , seprar classes e otimizar o código em geral.
Grato,
klebson_lou
da uma olhada no livro padroes de projetos use a cabeça,
ele tem uma didatica muito boa e facil de entender.
mas boas praticas você so vai conseguir mesmo com o dia a dia no mercado de trabalho.
felipe.maia
klebson lou,
Você está coberto de razão , mas conseguir oportunidades para trabalhar com java está muio complicado, hoje tenho outra profissão e até consigo alguns momentos livres , mas oportunidade de trablhar em um projeto (mesmo que 0800 só pela experiência) nem isso tenho conseguido… o jeito e continuar tentando… vlw mesmo pelas dicas…