Galera, já fiz alguns sistemas simples e nunca tive problema quanto a inserções no banco de tal. Só que tem uma coisa que tá me encucando. Me meti a fazer um sistema de clinica médica. Minha dúvida é a seguinte
eu tenho a tabela médicos e tenho a tabela especialidades, ou seja um médico pode ter n especialidades e uma especialidade pode ter n médicos. Na hora do crud como eu faria esse inserção?
Tipo vou cadastrar o médico mas ele tem mais de uma especialidade e aí como faz?
não sei se foi muito claro. Qualquer coisa é só perguntar.
Imagine um objeto do tipo médico que contém uma lista do tipo especialidades médicas, ambos possuirão identificadores, com isso, basta fazer a inserção dos registros, não tem muito segredo!
R
ravesync
Tô entendendo, mas ainda tá meio raso. Tipo na hora de criar a Classe eu já coloco que a Classe Médico tem uma lista de especialidades?
Jonathan_Medeiros
Sim!
Exemplo:
publicclassEspecialidade{privateLongid;privateStringdescricao;//getters e setters}publicclassMedico{privateLongid;privateStringnome;privateList<Especialidade>especialidades;//getters e setters}
Essa é uma das possibilidades, eu considero uma das mais simples, pode ser resolvido de outras formas, aí depende muito da questão: problema x solução x resultado esperado.
R
ravesync
Certo e na hora de salvar isso no banco, eu teria que ter três tabelas, correto?
a de médico a de especialidades e a médico_tem_especialidades?
Eu teria que em algum momento recuperar esses id e jogar para a tabela medico_tem_especialidades
Jonathan_Medeiros
Isso, você terá que ter estes registros com o id carregado, desta forma você faz a inserção no DB com base nisso.
Você vai ver que ao longo do desenvolvimento as coisas começam a fazer sentido e se conectarem!
R
ravesync
Mano, tu pode me indicar algum material que fale sobre isso? Ou me mostrar algum exemplo de uma inserção no bd dessa forma?
É uma API básica de um pedido de pizzaria, onde tenho as tabelas: pizza, adicionais e pizza_adicionais.
O projeto é feito em Java com Spring, não sei como você está fazendo e o que está usando, se puder compartilhar seu código e como está montando tudo, fica mais fácil de te ajudar.
R
ravesync
Eu ainda nem comecei a fazer. Mas já tô pensando nisso pq ainda não fiz nenhuma inserção desse tipo. Vou fazer no swing msm. O spring agora que to pegando as primeiras aulas. Como eu já fiz um outro sistema em swing e nele tem relatório, editar, salvar, excluir, tabelas, eu achei melhor fazer em swing pq pelo menos já sei um pouco de coisa.
Jonathan_Medeiros
Entendi, em Swing não um exemplo de código aberto para te mostrar, mas te recomendaria começar a fazer, vai montando as classes com calma e paciência e a medida em que você for travando vai compartilhando aqui onde você travou que a comunidade vai te auxiliando, não fique sofrendo por antecipação com essa implementação de inserção de registros em uma tabela N:N, as coisas vão começar a ficarem mais clarar à medida que você for avançando no desenvolvimento.