Duvida em JSF

Olá pessoal eu tenho uma pequena dúvida e gostaria da opinião de vocês.
Estou utilizando JSF e diante da seguinte situação. Tenho uma pagina de cadastro, com o seu respectivo backingbean e uma pagina de consulta que exibe uma lista dos elementos cadastrados, juntamente com seu respectivo backingbean. Na minha página de consulta, para cada linha é disponibilizado um link que permite ver todos os dados do objeto, para que seja feita alguma atualização no objeto. A página de atualização é a mesma de cadastro da mesma forma que o backingbean. Até ai tudo normal só que no momento da atualização algumas informações devem ter status readonly. Eu gostaria de saber com fazer uso de alguma tag jsf para contornar esse problema dos campos que em um momento são editáveis e em outro devem ser readonly. Por enquanto eu estou usando a tag <c:if de jstl, mas o código num fica muito legal naum.

Alguem conhece alguma outra forma de resolver o meu problema, alguem pode me dar alguma opinião?

Desde já agradeço a atenção

bom,

você pode fazer da seguinte forma: coloque o atributo readonly e pode usar a seguinte lógica, se o id do registro estiver nulo ou igual a 0 ele aceita alteração no campo:

:okok:

Valeu cara, era disso mesmo que eu estava precisando!!! :grin: