O problema é o seguinte galera… Tenho um projeto com hibernate e em várias telas tenho a opção de realizar pesquisa por cliente. Porém, o cliente quer que nessas pesquisas seja possível pesquisar os nomes com e sem acentos.
Por exemplo: Se digitar “João”, o sistema deve trazer tanto os clientes que estão cadastrados como “Joao” ou “João”.
Eu já resolvi o problema em uma tela criando uma function no banco e chamando no meu sql, mas não quero ter o trabalho de alterar todas as minhas pesquisas. Queria saber se existe algum tipo de mapeamento no hibernate que utilizasse sempre a function para o campo ou então uma outra solução para o problema.
Sim, mas nesse caso queria saber se poderia utilizar algum recurso do hibernate. Por exemplo, tenho uma pesquisa HQL que utiliza a função do banco para desconsiderar a acentuação. Mas tenho outro método que utiliza Criteria, aí teria que alterar esse método (daí já nem sei como usar function com criteria). Cada método de pesquisa que filtrasse pelo nome do cliente eu teria que alterar para utilizar a function.
Por isso queria ver se posso simplesmente configurar algo no meu mapeamento da coluna para sempre utilizar a function qualdo filtrar por esse campo