[size=18]pessoal eu to começando agora em orientação de objetos e talz . estudei classes entendi o sentido agora to com algumas duvidas na parte de metodos … eu crio um methodo dentro da class e depois uso ele dentro do main com o uso do this.(algo) por exemplo … alguem poderia me mostrar (na pratica) como usar metodo de um modo mais facil que as apostilas mostram pq ta fo… de entrar na cabeça[/size][size=12] [/size]
Duvida em métodos
6 Respostas
newpaulinho, seja bem vindo ao GUJ!
Antes de mais nada, leia aqui: http://www.guj.com.br/java/50115-voce-e-novo-no-guj-vai-criar-um-topico-e-colar-seu-codigo-fonte-leia-aqui-antes-por-favor
Enquanto as variáveis de instância são "as coisas que a classe tem", os métodos são "as coisas que a classe faz". No exemplo abaixo, a minha classe Exemplo possui um método que irá exibir valores no console.
public class Exemplo {
public void imprimirNumeros(){
for(int i = 0; i < 10; i++){
System.out.print(i + " ");
}
}
public static void main(String[] args) {
Exemplo exemplo = new Exemplo();
exemplo.imprimirNumeros();
}
}
Sua utilização é bem simples.
Primeiro você deve criar um objeto dessa classe (entenda como se a "Classe" fosse a receita de bolo, e o "Objeto" é o bolo, propriamente dito):
//Aqui estamos declarando uma variável do tipo "Exemplo".
Exemplo exemplo;
//Aqui estamos inicializando a variável exemplo.
exemplo = new Exemplo();
E depois invocar o método a partir da variável "exemplo":
//Aqui estamos chamando o método
exemplo.imprimirNumeros();
Espero ter ajudado ;D
a parte da classe Exemplo exemplo =new exemplo() eu entendi .
a parte do exemplo (que o que eu atribui em cima okay) mais o exemplo.imprimirnumeros( imprimir numeros seria um metodo que eu daria o valor,conta, etc. no meu main apos acessar a classe por ele?
a parte da classe Exemplo exemplo =new exemplo() eu entendi .
a parte do exemplo (que o que eu atribui em cima okay) mais o exemplo.imprimirnumeros( imprimir numeros seria um metodo que eu daria o valor,conta, etc. no meu main apos acessar a classe por ele?
Cara, não entendi sua dúvida. Tente ser um pouco mais claro e objetivo.
newpaulinhu, boa noite!
No exemplo passado pelo colega nos temos a CLASSE Exemplo (Onde Exemplo é o nome da clase, poderia ser qualquer nome).
Dentro da classe Exemplo nos temos o MÉTODO imprimirNumeros(). Esse MÉTODO imprime s numeros de 0 até 9…
Quando o amigo colocou dentro do MÉTODO main a declaração Exemplo exemplo = new Exemplo(); foi criada uma nova instancia da CLASSE Exemplo e foi atribuida a essa instancia o nome de exemplo…
Então o MÉTODO imprimirNumeros() foi chamado usando exemplo.imprimirNumeros();
Entendeu???
Na verdade para ser mais claro
Foi criado um objeto exemplo do tipo Exemplo (classe) que é o objeto tem direito de usar os metodos e atributos da classe Exemplo por ser instanciada por ele
outro exemplo:
public class Aluno {
private String nome = “Paulo”;
private int idade = 30;
public static void main(String[] args) {
Aluno a = new Aluno();
a.imprimir();
}
public Aluno() {
/* metodo construtor */
}
public void getIdade(){
}
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
public void setIdade(int idade) {
this.idade = idade;
}
public void imprimir(){
System.out.println("nome = " + nome);
System.out.println("Idade =" + idade);
}
}
vlw pessoal . creio que eu entendi direito sim o que é um método vo criar algum programinha bobo usando metodo qualquer duvida nele eu passo pra ca … ajudo bastante vlw