Dúvida em modelagem UML, Alguem pode me ajudar?

6 respostas
W

Olá pessoal,

Estou modelando um estudo de caso em UML, A dúvida é a seguinte: Tenho uma classe Ordem de Serviço com uma associação com a classe Pagamento(O cliente deve me pagar), tenho uma classe PedidoCompra que devo associar com uma Classe Pagamento(Ofornecedor deve me pagar) também. Eu teria que ter 2 classes Pagamento com nomes diferentes? ou seja Pagamento OS e outra Pagamento Pedido? ou associaria as classes Ordem de Serviço e Pedido com apenas uma classe pagamento.

obrigado pela atenção
Ricardo Habermann

6 Respostas

V

acredito que não, afinal um pagamento é um pagamento a não ser que o comportamento seja diferente quando estiver pagando ordem de serviço ou pedido.

R

eu faria uma classe pagamento com os atributos em comum entre a OS e o Pedido associando as classes OS e Pedido para esta classe…(acredito que é o mais correto, principalmente se tiver dados em comum)

M

Eu faria uma unica tabela com os atributos em comum e através da generalização criaria as outras duas classes com os campos distintos .

A

Cria uma in terface Pagamento e herda tanto pagamento do Cliente, como do fornecedor !! espero ter ajudado !!

Abraços…

Adriano M. Ohana :cool:

W

Olá pessoal,

Acjo que vou faze o que o nosso amigo Adriano_si disse, vou criar uma classe pagamento e herdar para uma Classe Pagamento Fornecedor e outra Classe Pagamento Cliente, pois o comportamento é diferente. Pagamento Fornecedor eu devo fazer o pagamento e Pagamento Cliente o Cliente deve fazer o pagamento.

Será que é isso mesmo?

Ricardo Habermann

I

Vc tem q observar se existe muita diferença entre essas suas formas de pagamento, para mim aparentemente não há ou seja, vc cria um classe pagamento apenas que trate das duas situações, mas se for o caso vc usa uma classe pagamento generica e faz especializações para as respectivas formas de pagamento

Espero q ajude

Fallow

Criado 12 de maio de 2005
Ultima resposta 13 de mai. de 2005
Respostas 6
Participantes 6