Bom dia,
tenho uma dúvida relacioado com JPA/Hibernate…
tenho um datatable, que é populado por um arraylist que por sua vez vem do banco de dados…
neste datatable o usuário é capaz de realizar o CRUD
Minha dúvida é:
[color=red]Posso realizar todas ações de crud diretamente sobre meu arrayList e depois atualizar na base do banco, ou a cada ação devo atualziar no banco?
o crud possui muitas regras de negócio que seria facilitado se a manipulação fosse feito na lista e só após Re-persistido no banco
[/color]
espero ter sido claro, agradeço qualquer colaboração.
Poder até pode, mas eu não recomendo. Por que?
Porque durante esse tempo de manipulação nos dados somente na memória, muitas coisas podem acontecer, cair a força, falhar um HD, etc.
E nisso caso o usuário necessite recarregar a página, imagino que ele vá querer continuar de onde parou, e não fazer tudo denovo.
Simplesmente acho mais seguro persistir de acordo com ações do usuário, mas também não sei especificamente o problema que você tem em mãos.
Cada caso é um caso.
obrigado pela resposta…
eu tenho uma lista de perguntas…que por sua vez tem uma lista de respostas…
ambas tem os atributos ORDEM e TEXTO…
ao excluir uma resposta…a ordem dela é reorganizada com as demais…
se eu adicionar uma nova resposta com ORDEM 1 , todas as outras sao realocadas…se já existir uma com ORDEM =1 , ela vira 2 e assim sucessivamente…entre mais algumas regras
toda essa manipulação é complexa, pensei que fazer isso diretamente pelo banco iria ficar bastante caro… mas não tinha pensado ainda nisso que você me passou…
tendo mais alguma consideração favor ajudarem, obrigado