Dúvida em Plataforma Java Web

Boa tarde meus amigos, sou novo no mundo Java. Estou no início dos estudos e me sinto um pouco perdido pois a tecnologia é muito ampla e diversificada. Preciso desenvolver um sistema (plataforma Web) e não consigo definir qual a melhor tecnologia java usar. O sistema sera composto por: cadastro de clientes, fornecedores, controle financeiro (a pagar, receber … relatórios) e tb precisará armazenar imagens (qualquer tipo ex:jpg.).

Eis a pergunta, qual plataforma java é mais indicada neste caso ? (sei la, algo do tipo JavaServer Faces, Hibernate) o que me dizem ?

Obrigado a todos e tenham uma boa tarde.

Precisamos de requisitos completos para definir as tecnologias…mas vou resumir pelo seu texto.

Existem muitas opções para fazer isso, segue algumas

Aqui vc pode usar ORM para ganhar tempo na geração e portabilidade de SQL. Aconselho a usar JPA com hibernate como provedor.

Aconselho vc a armazenar as imagens usando file system ao invés do banco de dados.
Veja por si - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/10/03/gerenciando-arquivos-em-aplicativos-web/

dependendo do porte e da responsabilidade, com grails , o core vc faz em 1 semana, contando com 1 dia de aprendizado do framework

mas se for java puro, acredito que JSF e Hibernate nao tem como escapar, agora definir se vai usar spring, ejb, vraptor, depende do teu conhecimento

FERNANDO,

OBRIGADO PELA RESPOSTA.

SEGUE OS REQUISITOS MAIS COMPLETOS.

SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE UMA VIDRAÇARIA.

REQUISITOS DO SISTEMA:

-CADASTRO CLIENTES/FORNECEDOR.
-ENTRADA/SAIDA DE MATERIAL (CONTROLE DE ESTOQUE).
-CONTROLE DE ORÇAMENTOS (AQUI ENTRA O ARMAZENAMENTO DE IMAGENS QUE EU FALEI, TENHO QUE BOLAR UM SISTEMA DE ORÇAMENTO COM DESENHO DOS PROJETOS (TIPO FAZ NO COREL E IMPORTA OS JPG PRO BD.)).
-CONTROLE FINANCEIRO: ORÇAMENTOS/VENDAS/COMPRAS…
-RELATORIOS FINANCEIROS, ESTOQUE,VENDAS…
-O SISTEMA TEM QUE SER EM UMA PLATAFORMA WEB (COM CONTROLE DE USUÁRIOS, VAI RODAR EM UMA REDE LOCAL).

*ENTÃO, ESTOU ME FAMILIARIZANDO COM O NETBEANS (NÃO SEI SE É O MAIS INDICADO).

*QUAL OPÇÃO DE BD E FERRAMENTAS PARA MODELAGEM? (MYSQL AGUENTA?)

FERNANDO, COMO EU JA LHE DISSE SOU INICIANTE NO MUNDO JAVA E COMEÇO ESTUDAR E VEJO HIBERNATE, DEPOIS JAVASERVERFACES, JSP, GRAILS, CHEGUEI A VER JAVA PRA DESKTOP… ENTENDEU FICO PERDIDO, PRECISO QUE ALGUEM ME DE UMA LINHA PRA SERGUIR OS ESTUDOS, SENAO ABRO O LEQUE E NO FINAL NAO FAÇO NADA.

*POR ONDE COMEÇAR?

GRATO MAIS UMA VEZ.

DIEGO.

[quote=igor_ks]dependendo do porte e da responsabilidade, com grails , o core vc faz em 1 semana, contando com 1 dia de aprendizado do framework

mas se for java puro, acredito que JSF e Hibernate nao tem como escapar, agora definir se vai usar spring, ejb, vraptor, depende do teu conhecimento[/quote]

ENTAO IGOR,

É EXATAMENTE ISSO QUE PRECISO, UMA LINHA PRA SEGUIR NOS ESTUDOS ENTENDE. COMEÇO ESTUDAR E PERCO O FOCO POR NAO SABER QUAL TECNOLOGIA É MELHOR.

OBRIGADO.

[quote][i]REQUISITOS DO SISTEMA:

-CADASTRO CLIENTES/FORNECEDOR.
-ENTRADA/SAIDA DE MATERIAL (CONTROLE DE ESTOQUE).
-CONTROLE DE ORÇAMENTOS (AQUI ENTRA O ARMAZENAMENTO DE IMAGENS QUE EU FALEI, TENHO QUE BOLAR UM SISTEMA DE ORÇAMENTO COM DESENHO DOS PROJETOS (TIPO FAZ NO COREL E IMPORTA OS JPG PRO BD.)).
-CONTROLE FINANCEIRO: ORÇAMENTOS/VENDAS/COMPRAS…
-RELATORIOS FINANCEIROS, ESTOQUE,VENDAS…
-O SISTEMA TEM QUE SER EM UMA PLATAFORMA WEB (COM CONTROLE DE USUÁRIOS, VAI RODAR EM UMA REDE LOCAL). [/i][/quote]

  • Qual a média de usuários totais habilitados?
  • Existe prognostico de aumento do usuário habilitados ?
  • Qual a media de usurários simultâneos?
  • Existe prognostico de aumento do usuário simultâneos?
  • Quantas transações por mês? (Volume de ocorrência dos casos e usos.)
  • Regras de negócio simples, media, complexas? Recursivas?
  • Vai ser intranet ou internet?
  • Mesmo se for intranet tem certeza q um dia vai ser aberto na intranet?
  • Quais tipos de dispositivos vai acessar?
  • Terá integrações com sistemas externos, parceiros ou legados? Para que? Como sera feito? Existe restrições?
  • Terá integrações com maquinários? Quais? Como sera feito? Existe restrições?

Não existe tecnologia melhor…diante dos requisitos e cenários vc pode escolher qualquer tecnologia que cumpra todos eles…No java vc pode encontrar varias delas intercambialmente…

Isso é profissional? Ser for aconselho vc a procurar uma consultoria…
Se for Acadêmico? dai vc pode ser aventurar…

[quote=FernandoFranzini][i]REQUISITOS DO SISTEMA:

-CADASTRO CLIENTES/FORNECEDOR.
-ENTRADA/SAIDA DE MATERIAL (CONTROLE DE ESTOQUE).
-CONTROLE DE ORÇAMENTOS (AQUI ENTRA O ARMAZENAMENTO DE IMAGENS QUE EU FALEI, TENHO QUE BOLAR UM SISTEMA DE ORÇAMENTO COM DESENHO DOS PROJETOS (TIPO FAZ NO COREL E IMPORTA OS JPG PRO BD.)).
-CONTROLE FINANCEIRO: ORÇAMENTOS/VENDAS/COMPRAS…
-RELATORIOS FINANCEIROS, ESTOQUE,VENDAS…
-O SISTEMA TEM QUE SER EM UMA PLATAFORMA WEB (COM CONTROLE DE USUÁRIOS, VAI RODAR EM UMA REDE LOCAL). [/i]

  • Qual a média de usuários totais habilitados? 10 USUÁRIOS
  • Existe prognostico de aumento do usuário habilitados ? NO MOMENTO NÃO.
  • Qual a media de usurários simultâneos? 5 OU 6.
  • Existe prognostico de aumento do usuário simultâneos? SIM.
  • Quantas transações por mês? (Volume de ocorrência dos casos e usos.) IMAGINO ± UMAS 5000.
  • Regras de negócio simples, media, complexas? Recursivas? MÉDIA.
  • Vai ser intranet ou internet? INTRANET.
  • Mesmo se for intranet tem certeza q um dia vai ser aberto na intranet? NAO ENTENDI SUA PERGUNTA. (MAS SOMENTE NA INTRANET MESMO)
  • Quais tipos de dispositivos vai acessar? DESKTOPS E NOTEBOOKS - REDE WIRILESS.
  • Terá integrações com sistemas externos, parceiros ou legados? Para que? Como sera feito? Existe restrições? NÃO.
  • Terá integrações com maquinários? Quais? Como sera feito? Existe restrições? NÃO.

[/quote]