pessoal ainda nao conheco bem esse mercado,os poucos anos de experiencia q tenho so trabalhei em empresa,nao tenho ideia,como eu faco um preco de um site em java,tanta criação, como implementacao,manutencao e etc…?
Duvida em preco
8 Respostas
Inton brother, vc tem de calcular qnt tempo vc levara para concluir a aplicação,
que tipo de designer usara (flex, flash ou css puro).
Isso je eh um começo para se pensar !!!
Já ouviu falar em análise por pontos de função ? dá uma pesquisada acho que pode ser um começo…
Sempre sofri com isso …
Pq no final … sempre via q tava levando na cabeça …
O cliente começava a viajar na maionese … e não queria pagar mais pelas ideias mirabolantes …
Mas to aprendendo …
Se oque for desenvolvido for conteúdo dinâmico, ou seja, vai precisar de constante manutenção … o melhor é cobrar por hora/trabalho …
Mas se for algo finito … cobra um valor X … cita que por um determinado tempo de desenvolvimento … caso durante o percurso ele tenha outras ideias … vá sempre lembrando do tempo acordado … caso passe. … será cobrado hora/trabalho …
Lembrando que isso não é regra … vai muitas vezes da flexibilidade da negociação
T+
blz,eu ja dei uma pesquizada sobre hr trabs,sendo uma coisa,qual seria meu teto salarial,pego um valor de um programador junior por exemplo ??
Falar um valor é dificil, acho esse assunto muito subjetivo …
Existem vários fatores que é levado em consideração, assim como já citado acima.
Muitas coisas são dificeis de mensurar … como Quanto vale sua mão de obra ? Quanto o cliente está disposto a pagar ?
Então você terá que achar o famoso break even point, ou seja, o ponto de equilibrio economico entre você e seu cliente … Isso quer dizer … o quanto ele está disposto a pagar X o quanto você está disposto a fazer o serviço.
Ok
T+
Certa vez, em uma galáxia muito, muito distante, eu encontrei uma “receita de bolo” para valor hora. Tipo… você define “Quanto você acha que você vale por mês?”. Pega este valor divide por 30 e depois por 8 e Xazan… usa hora de trabalho aparece. Por exemplo:
Você quer ganhar
R$ 5.000,00
então
5000 / 30 = 166,66 / 8 = 20,83
logo
Sua hora de trabalho é R$ 20,00.
Pra começar, acho que tá valendo! =)
Mas lembre-se sempre: Trabalhar por hora não é o mesmo que trabalhar por mês. Você nunca sabe se vai ter serviço ou não. Portanto não vai usar esta receita de bolo pegando como base seu antigo salário quando você ganhava por mês, ok?
Espero ter ajudado. Até.
Olá
5000 /22 = 227,27 / 8 = 28,40 <--------------- considerando 22 dias úteis no mês
Logo, sua hora de trabalho é de R$ 30,00
Ao calcular o preço, nem se preocupe com sua hora. Procure saber quanto estão cobrando por aí na sua cidade e cobre de acordo. Se acha que vai demorar mais do que seus concorrentes porque você ainda está aprendendo, não diga isto para seu cliente mas peça um prazo maior do que seus concorrentes e tente justificar com outros argumentos.
Se o cliente já seu amigo, faça de tudo para que depois do trabalho ele continue seu amigo e indique você para outros.
[]s
Luca
uma coisa que pode te ajudar, que eu to tendo na aula de engenharia de software é pedir para o programador fazer uma janela la, algo assim (com seu respectivo processamento por baixo dos planos…claro) pra medi a velocidade dele no caso a sua.
A partir dai e do seu projeto de como que o site vai ser, vc toma como base o tempo gasto nessa tela pra pega o tempo que vai ser gasto nas outras (mudando pra mais ou pra menos de acordo com cada parte do sistema, site no seu caso) e a partir dai vc pega o quanto vai demora no total.
pega esse valor e aumenta uns 40 % (uma sobrinha que é usada por garantia, acredito que por vc ta aprendendo, pode ser q vc use isso mais ja tava programado).
pego esse valor em horas, multiplique por quanto vc ker ganhar por hora (aconselho um pouco mais do q vc ganharia se fosse um contrato CLT).
agora… uma coisa que é particularidade minha, e não é nada ensinado na sala de aula da facul, é vc corre um pokinhu no começo, fazer umas horinha extra no começo só por garantia de q vc vai termina na hora certa… e de opinião minha, 40 % é muito, eu adicionaria uns 30, 25 %… ja q com isso conta com coisas como contratta um programador e ele nao ser tao bom quanto esperado, coisa assim, mais vc sabe o que consegue fazer…
bom…dai ja da pra pega uma base legal, espero ter ajduado.