Dúvida em Questão sobre herança

10 respostas
kaduzick

Galera,

eu estava fazendo o testkiller e me deparei com a seguinte questão:

Given:

1. package test;
  2. class Target {
  3. public String name = “hello”;
  4. }
    What can directly access and change the value of the variable name?
    A. any class
    B. only the Target class
    C. any class in the test package
    D. any class that extends Target

A resposta é a letra C

O que eu gostaria de saber é: Por que a letra D está errada?

Se a classe pode extender Target logo Target é visivel e então todos os seus membros public serão visíveis também?
Eu sei que a questão não fala pra eu escolher todas as opções possíveis, mas essa também não estaria correta?

Observação:

Pessoal, estou estudando para a SCJP 6.
Se alguem quiser trocar informações e discutir algum assunto estou a disposição.

10 Respostas

Jiraiya

Eae kaduzick

A letra D está errada porque a classe Target tem o modificador de acesso default, ou seja só tem acesso a ela e os atributos dela, as classes que pertencem ao mesmo pacote que ela.

Assim só é possível visualizar os membros dessa classe por herança se a outra classe pertencer ao pacote da classe Target.

Entendeu?..( tem como explicar de outras formas, se quiser)

kaduzick

Jiraiya,

Você concorda comigo que toda classe que conseguir herdar de Target também conseguirá alterar a variável diretamente? Ou melhor, por ser default, qualquer classe que consegue ver a classe Target conseguirá esse acesso.

Por ser default, podemos concluir automaticamente que a subclasse está no mesmo pacote, logo é válido dizer que uma subclasse consegue esse acesso.
Entendeu minha dúvida?

Se fosse o contrário: Classe public e membro default aí sim a letra D estaria errada.

Jiraiya

Não necessariamente a subclasse está no mesmo pacote, você pode ter uma subclasse em um pacote xyz que herda a classe Target que está no pacote test, mas Target precisa ser public para isso.