Duvida em refresh no cliente, JSF

bom dia senhores…

fiz uma app bem bobinha,
com scope application… onde o usuario manda msg para o servidor
e outros usuarios podem ver essa msg… e enviar tmb…

gostaria de saber como faço pra quando um usuario mandar uma msg. atualizar em todos os clientes com a nova msg ?
alguem poderia dar um exemplo ou apontar um topico pra eu estudar ?

mt obrigado.

abraço a todos

Cara,

Até onde sei, dessa maneira que esta fazendo, usando um objeto no escopo da aplicação. Você precisa definir um tempo de refresh no cliente.

Caso os clientes sejam JSP, HTML, etc… você poderia inserir a seguinte tag na página:

     <meta HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="3;" />

Abs,

Bruno Tafarelo

vlw meu amigo… vou testar esse !
obrigado

pow funcionou legal
mas nem consigo escrever, pois o refresh apaga meu textbox! rs

Duvida:
Nao vai sobrecarregar o servidor ? eu ficar dando refresh em 3 em 3 segundos ?

nao tem como eu fazer o servidor mandar atualizar a apgina do cliente ? eh possivel ?

ok mt obrigado!

abraçao

Cara,

Essa é uma solução praticada, mas eu não gosto.

Bom, oque você deve fazer é criar 2 frames na página. Um será só para receber as respostas, ai vai ficar atualizando a cada 3 segundo por exemplo.

Outro será só para postar, nesse não atualiza nunca. Se tiver com dúvidas de como fazer, da uma olhada no chat do speedy, entra lá como se fosse assinar.

Agora, para mandar o cliente atualizar, você teria que colocar uma “aplicação” nesse JSP. Talvez se colocasse um Applet “invisivel” nesse JSP.

Assim você abriria um canal de comunição, exemplo socket.

Esse Applet somente receberia um sinal, para mandar o frame de respostas “conversação” atualizar. Mas eu não sei se o Applet tem essa capacidade.

Agora se você utilizar Ajax, pode ir buscar as respostas ou pelo menos “perguntar” para o servidor se há novos posts, para atualizar a página.

humm entendi o lance dos 2 frames sim !!!


sim… utilizando ajax… de qualquer maneira eu nao iria ficar peguntando pro servidor se existe nova msg ?

eu queria algo como vc disse… o servidor avisar o cliente quando atualizar… nao sei se eh possivel… nunca me atrevi a fazer isso
atualmente so trabalho com, jsf, richfaces,jpa e hibernate ou toplink

vou tentar ve se um applet consegue fazer isso.

mt obrigado

abracao

Perguntar vai, mas é algo muito mais sútil.

Pois será menos informação trafegando e a tela não vai ficar piscando.

hummmm entendi !!

existe um comando no richfaces que fica fazendo o push no servidor e vc define o tempo e mira somente na determinada área!
pow mt bom !

mt obrigado

um abraçao