Dúvida em relação a "Testes de Capacidade"...?

Boa tarde caros colegas, venho através deste Fórum expor a seguinte dúvida a vcs, recentemente terminei um Curso de Java para WEB, e estou batalhando uma vaga no mercado de trabalho, acontece que quarta-feira passada fui entrevistado em uma empresa pequena, que me propôs os seguinte teste, fazer praticamente um sistema completo, somente excluindo a parte de relatórios e envolvento cerca de dez tabelas interrelacionadas isto para ser entregue( arquivos war) via e-mail neste segunda, onde hoje pela manhã tive outra entrevista em outra empresa de pequeno porte, a mesma se resumia a um espaço pouco maior que kitinete, lá a mesma coisa mostrei certificado, declaração de faculdade etc... e outro teste do mesmo naipe, desenvolver coisa um sistema quase todo com 5 dias de prazo, meu professor da faculdade me disse para  pular fora, pois como não assinei contrato e literalmente vou trabalhar de graça ele me aconselhou a procurar emprego em uma empresa de porte médio a grande, pois segundo ele é muito comum pessoas mal intencionadas botarem o grosso para o candidato a vaga fazer com garra a maior parte ou todo o serviço para depois apenas falar "obrigado entraremos em contato", e o sujeito fica no prejuízo. Gostaria de ouvir ou melhor ler a experiência de vcs e o que esperar de um teste de verdade numa empresa séria e que tipo de atividade eles repassam a um novato.

Eu acho o seguinte, quem lidera a entrevista é você, apartir do momento que você perde a palavra é fácil a pessoa jogar de pressuão e usar de um footprint para atingir objetivos que só vai dar vantagem para a empresa, faça ao contrário nunca deixem tirar de você a palavra e faça da palavra dela suas respostas isso sempre dá certo.

[size=18]; )[/size]