Duvida em relação ao hibernate

3 respostas
alexborges

Pessoal tenho uma duvida em relação ao hibernate que esta me deixando meio confuso ja que estou começando agora com persistencia de dados comecei primeiro com toplink mas vendo que ele não implementava alguns recursos decidi fazer alguns testes com o hibernate
mas vi que tem duas maneiras de usar ele uma só com annotations a que eu uso e que usava no toplink e que eu pensava que era unica de se trabalhar, mas correndo atraz de exemplos encontrei varias pessoas que fazem persistencia só com o arquivo xml.

Só para confirma existe esse metodo no hibernate de poder fazer a persistencia só por arquivo xml ou eu estou falando besteira???
E se for qual a que vcs acham melhor para se usar???
Alguns dos dois metodos dispõe de mais recursos e flexibilidade que o outro???

espero que eu não esteja viajando na batatinha e fazendo uma pergunta idiota :smiley:

fiquem com DEUS

3 Respostas

fpavao

Sim, é possivél sim fazer o mapeamento só por xml no hibernate e no toplink também… ( caso eu estiver errado me corrijam mas até aonde eu sei a JPA também suporta mapeamento via xml…) , antigamente no hibernate era só por xml, as annotations vireram depois… agora qual que é melhor… ??? eu particularmente prefiro annotations… não vejo muita vantagem em mapear via xml… ( claro que tudo depende muito da natureza do projeto que estamos falando…)

[]'s

M

Sua pergunta tem procedência :slight_smile:

Sim. Existem as duas formas de trabalhar com Hibernate. Colocando as anotações na classe ou criando um arquivo .hbm, que é um xml com essencialmente a mesma coisa.

O primeiro motivo para existência das duas formas é que Anotações é um recursos recente do Java (Java 5) e o Hibernate é muito mais antigo que isso. Não existe uma resposta fácil para essa pergunta. Eu pessoalmente prefiro as anotações porque fica com uma sintaxe só e facilita coisas como refactoring no código. A versão em xml pode ter suas vantagens:

1. Seu código fica mais limpo sem tantas anotações na classe (se bem que o XML também tem que ser lido tornando pior).

2. Você pode acrescentar persistência a uma classe gerando os xmls dinamicamente (também tem como colocar as anotações dinamicamente com o jassist).

3. Tem gente que prefere programar em XML que em JAVA (não é o meu caso :slight_smile: )

4. Pode ter algumas construções complexas que só funcionam no xml.

alexborges

muito obrigado por esclarecer a minha duvida.
é que eu achava estranho ia procurar alguns exemplos e via aquelas coisas só com xml…hehehehe
é impressão minha mas o xml é mais maleável???

Criado 22 de janeiro de 2008
Ultima resposta 22 de jan. de 2008
Respostas 3
Participantes 3