Dúvida em relação ao JDBC e MySQL

2 respostas
T

Olá,tenho uma pequena dúvida em relação ao assunto retratado no título.O problema é o seguinte.Suponhamos que eu faça um programa em java que utilize banco de dados,utilizando meu MySQL e o JDBC,e que esse programa seja para um certo cliente,e que esse cliente não tenha MySQL instalado no pc dele,ou qualquer sistema de gerenciamento de banco de dados como o MySQL.Então,aí que vem o problema,é possível meu programa rodar no pc dele,mesmo não tendo instalado um sistema de gerenciamento???(Considerando claro que o pc dele tem o JRE necessário para rodar o programa :P)

Desculpe se a pergunta é sem nexo,ou tem erros de conceito,mas sou leigo em SQL,e estou tentando aprender somente lendo um livro,e ele não é capaz de resolver essa pequena dúvida que surgiu.(Apesar de o livro ser dos Deitel,que são muito bons na minha opinião)

Desde já,obrigado!!! :slight_smile:

2 Respostas

davidbuzatto

Tem como executar, mas onde estaria o SGBD? Vc teria que apontar o seu programa para o endereço da máquina onde o SGBD está rodando.

ctdaa

Se entendi sua dúvida, seu sistema vai usar um banco de dados. Você faz o desenvolvimento utilizando um certo gerenciador, testa, tudo OK, aí depois vai instalar este sistema num cliente. No cliente onde o sistema for instalado também deverá haver um banco de dados, local (na máquina do usuário) ou remoto (em um servidor).
Existe a opção de colocar um gerenciador de banco de dados junto com o seu projeto (geralmente quando o banco de dados for pequeno), porém não dá para fazer isto com todos os gerenciadores, só com alguns, do tipo SQLITE, JAVADB, etc.