Dúvida em relação ao JDBC e MySQL

2 respostas
T

Olá,tenho uma pequena dúvida em relação ao assunto retratado no título.O problema é o seguinte.Suponhamos que eu faça um programa em java que utilize banco de dados,utilizando meu MySQL e o JDBC,e que esse programa seja para um certo cliente,e que esse cliente não tenha MySQL instalado no pc dele,ou qualquer sistema de gerenciamento de banco de dados como o MySQL.Então,aí que vem o problema,é possível meu programa rodar no pc dele,mesmo não tendo instalado um sistema de gerenciamento???(Considerando claro que o pc dele tem o JRE necessário para rodar o programa :P)

Desculpe se a pergunta é sem nexo,ou tem erros de conceito,mas sou leigo em SQL,e estou tentando aprender somente lendo um livro,e ele não é capaz de resolver essa pequena dúvida que surgiu.(Apesar de o livro ser dos Deitel,que são muito bons na minha opinião)

Desde já,obrigado!!! :slight_smile:

2 Respostas

davidbuzatto

Tem como executar, mas onde estaria o SGBD? Vc teria que apontar o seu programa para o endereço da máquina onde o SGBD está rodando.

ctdaa

Se entendi sua dúvida, seu sistema vai usar um banco de dados. Você faz o desenvolvimento utilizando um certo gerenciador, testa, tudo OK, aí depois vai instalar este sistema num cliente. No cliente onde o sistema for instalado também deverá haver um banco de dados, local (na máquina do usuário) ou remoto (em um servidor).
Existe a opção de colocar um gerenciador de banco de dados junto com o seu projeto (geralmente quando o banco de dados for pequeno), porém não dá para fazer isto com todos os gerenciadores, só com alguns, do tipo SQLITE, JAVADB, etc.
Para outros casos (mySQL, PostgreSQL, Oracle, etc) o banco de dados tem que ser instalado a parte. Poderia ser configurado a partir de um arquivo “properties” com as informações necessárias, do tipo: nome do driver, endereço do servidor (local ou remoto), usuário, senha, etc., ao invés de codificar estas informações dentro dos programas. Desta forma quando for instalar o sistema voce poderá ajustar as propriedades do banco de dados sem precisar alterar o sódigo do seu sistema.
Obs: para isto funcionar na prática os comandos SQL utilizados devem ser compatíveis entre os diversos bancos de dados, pois podem existir algumas variações no dialeto SQL de um banco para outro.
Bom, tentei dar uma geral no assunto. Pesquise mais pois é interessante conhecer estes detalhes.

Criado 20 de novembro de 2009
Ultima resposta 20 de nov. de 2009
Respostas 2
Participantes 3