pelo que entendi são três plataformas
J2SE;
J2EE;
J2ME;
Mas qual a finalidade de cada uma? Quais são as versões mais recentes? :?:
Eu queria saber o que eu devo baixar…
Eu já baixei o J2SDK, é um pacote completo ?Já dá pra fazer aplicações?
Obrigada a quem puder ajudar por que já vi em várias apostilas mas elas são meio confusas entre elas
[list] JSE - Java Standard Edition : é a linguagem Java propriamente dita. Contém as principais classes e interfaces da linguagem. Ela será usada tanto no desenvolvimento para desktop, quanto para Web, aplicações distribuídas, em rede, etc. Ou seja, onde tiver Java, lá estará a JSE.
[list] JEE - Java Enterprise Edition : é uma especificação para a construção de aplicações corporativas, que tem como principais características: são distribuídas e devem contar com mecanismos de persistência. Dentre as principais especificações da JEE estão Servlets e EJB. Uma aplicação JEE não é necessariamente disponibilizada na Web.
[/list]JME - Java Micro Edition : é a especificação Java para a construção de aplicações que devem rodar em dispositivos com recursos limitados de processamento e memória, são os celulares, PDA’s , etc.
Quanto as versões da JSE, há uma confusão criada pelo marketing da SUN. A primeirão versão disponibilizada foi a SDK 1.1. Seguida pela JDK 1.2. Aí começa a confusão, na ocasião o dept de marketing da Sun achou que seria interessante lançá-la com o nome de Java 2. Desde então, as versões tem sido denominadas apenas pelo número depois do ponto. Mas se você fizer o download da JDK você verá JDK 1.6 ainda .
Note que o desenvolvimento do JavaEE é feito em cima do J2SE.
J2EE é uma especificação de uma plataforma, é uma arquitetura de referência. A Sun tem o GlassFish como implementação de referência da plataforma J2EE.