Sou iniciante nas aulas de Java e meu professor passou este exercício:
Crie uma classe DeclaracaoVariaveis no seu computador e dentro do método main.
Depois declare, inicialize e utilize as variáveis como definido nos seguintes itens abaixo:
- Declare uma variável do tipo String para armazenar o nome de uma pessoa.
- Declare uma variável do tipo String para armazenar a Data de Nascimento de uma pessoa.
- Declare uma variável do tipo String para armazenar o rg de uma pessoa.
- Declare uma variável do tipo char para armazenar o sexo da pessoa utilizando a seguinte regra: MASCULINO (M) e FEMININO (F)
- Declare uma variável do tipo double para armazenar o salário de uma pessoa
- Leia todas as variáveis - Imprima todos os valores de maneira a obter a seguinte saída:
O Senhor(a) , portador(a) do RG de número , nascido em , do sexo , está registrado com o salário de R$ .
já fiz uma parte do código que não sei se está certo, mas tirando a parte da leitura da variável tipo CHAR até compila e roda. Alguem pode me ajudar com essa CHAR ?
Preciso fazer a leitura da Char (não sei como!!) fazer outra variável receber este valor para eu utilizar no If. Isso segundo meu conceito. Se tiverem outras opniões eu aceito e agradeço.
Vejam o que já fiz:
import java.util.*;
import java.io.*;
public class salario{
public static void main (String args[]){
String nome; String data; String rg ; char sexo; double salario; String palavra; String rec;
Scanner ler = new Scanner (System.in);
System.out.println();
System.out.println("Declaração de registro e salário.");
System.out.println();
System.out.println("Nome : ");
nome=ler.next();
System.out.println("Digite a Data de nascimento:");
data=ler.next();
System.out.println("Digite o RG:");
rg=ler.next();
/*System.out.println("Digite o Sexo: M ou F");
sexo=ler.next();
/*rec=sexo;
if (rec=="M") {
palavra="masculino";
}else{
palavra="feminino";
}*/
System.out.println("Digite o Salário:");
salario=ler.nextDouble();
System.out.println();
/*System.out.println("O Senhor(a) "+nome+" , portador(a) do RG de número "+rg+" , nascido em "+data+" , do sexo "+palavra+" , está registrado com o salário de R$"+salario+" .");*/
System.out.println("O Senhor(a) "+nome+" , portador(a) do RG de número "+rg+" , nascido em "+data+", do sexo ... , está registrado com o salário de R$"+salario+" .");
}
}