Duvida em validação do lado do cliente!

Amigos do pj eu tenho um formulario onde a validação dele é feita em javascript !

Sendo que o java script pode ser desabilitado !

O que vcs me aconselham !? EU faço tambem as validações dos campos do lado do servidor ?

Agradeço a quem ajudar !

Caro amigo.
Se for uma validação simples,do tipo verificar se um campo foi preenchido, no livro JSTL in Action tem um exemplo bem legal.

A validação do lado do cliente ajuda o usuário a informar dados válidos.
A validação do lado do servidor ajuda vc a garantir a consistencia dos dados no seu sistema.
A validação sempre deve ser feita no lado do servidor.
E pode ser feita também no lado cliente para ajudar o usuário.

Cara seguinte sobre validações sempre ouvi o seguinte:

Validação no lado servidor: Fundamental, pois o cliente pode estar com javascrpt desabilitado, o browser ser incompativel, enfim, muitos fatores… Por isso sempre faça a validação no lado servidor.

Validação no client: Interessante, pois assim você reduz o overhead de processamento e evita idas e vindas desnecessarias ate o servidor (o que demora bastante tempo)…

Assim sendo, faça validação nos 2, é a melhor forma, mais garantido!!!

[quote=“eclipse_lunar”]Amigos do pj eu tenho um formulario onde a validação dele é feita em javascript !

Sendo que o java script pode ser desabilitado !

O que vcs me aconselham !? EU faço tambem as validações dos campos do lado do servidor ?

Agradeço a quem ajudar ![/quote]

Uma forma de validação que não citada é através de Ajax. Onde a validação do lado do servidor pode ser invocada através do Ajax.

Eu utilizo essa dessa forma.