Boa noite galera;
Estou com uma grande dúvida, e gostaria da opinião de vocês, pontos de vistas diferentes, para que possa tomar a decisão final.
Vou contar um pouco sobre o que estou fazendo, para que possam talvez entender o cenário geral da situação.
Vou evitar nomes, apesar do meu está bem ali no canto esquerdo, para evitar problemas futuros.
Acabei de me graduar em Ciência da Computação e atualmente trabalho em uma pequena empresa na cidade.
Estou programando utilizando java(alguns frameworks auxiliando é claro) e as vezes faço alguns scripts em perl.
Recentemente também consegui passar em um mestrado, fiz minha matrícula, escolhi minhas disciplinas, tudo bonitinho.
No final de janeiro vou mudar para BH para estudar.
O problema:
-
sei que alguns vão discordar, mas querendo ou não, o mestrado tem como rótulo que seu objetivo é formar
profissionais da área acadêmica. Apesar disso, acredito que ele pode engrandecer em muito um profissional da área empresarial(desenvolvedor),
aumentando seu senso crítico e provendo melhores soluções para os problemas que possam ser encontrados em um projeto, ou no
dia-a-dia de uma empresa. Além de ser valorizado em concursos e outros… -
sendo assim, eu gostaria de continuar trabalhando e estudar para o mestrado. Em termos de lecionar, eu pensaria nisso bem futuramente.
-
minha empresa até ofereceu para continuar trabalhando em um escritório em BH. Mas sinceramente, acho que estaria entrando em uma fria.
Devido a falta de processsos da empresa e prazos estourados, estou trabalhando exaustivamente(as vezes até 9 da noite) e final de semana(sim, domingo também).
Não vejo perspectiva de melhora a tão curto prazo, acabando por atrapalhar meus estudos. Se pelo menos fosse um projeto novo, eu poderia tentar implantar alguma
método ou padrões de desenvolvimento para tentar melhorar um pouco a situação, mas novamente o projeto oferecido já vem com prazo estourado.
Além do que, não ofereceram uma melhora no salário caso eu mude(acho que estão esperando eu pedir o aumento),
e se eu mudar de cidade, pelos meus calculos precisaria no minimo dobrar meu salário (750 para 1500), o que achariam absurdo. Nem comento o salário atual. -
A única vantagem de aceitar isso, seria que já chegaria em BH com emprego garantido. E eu realmente preciso dessa grana para ficar lá, pois meu pai me
auxiliou financeiramente nesses 4 anos de graduação e não queria atormenta-lo mais 2 anos/2,5 anos de mestrado. -
A outra opção seria ir para BH e simplesmente trabalhar em outra empresa e continuar estudando, mas dessas vez cursando alguma pós, e tentando tirar certificações.
Bom, mas resumindo o que gostaria de vocês…Queria que opinassem sobre essa situação(o que fariam/pq fariam), para que eu consiga tomar minha decisão final
(eles fizeram a proposta hoje e já querem a resposta amanhã). E além disso se alguém souber indicar empresas que investem em linhas de pesquisa, ou incentivem os
funcionários a cursarem mestrado eu apreciaria muito. Vou tentar contactar essas empresas…Pois eu realmente gostaria de fazer as duas coisas.
Sei que muitos vão dizer que não estou sabendo como é o nível de um mestrado e talz…Mas acredito que pelas conversas que tenho com o
pessoal que está lá(alguns da minha própria faculdade), a quantidade de disciplinas que matriculei, meu potencial que conheço e com disciplina para os estudos, eu consigo fazer isso.
Desde já meus sinceros agradecimentos e desculpas por postar algo bem pessoal, mas espero que entendam meu drama.
Abraços.