Duvida entre o JAVA p/ web ou desktop

13 respostas
zunity

aew galera, eu to numa duvida cruel eu comçei estudar o java não faz muito tempo,
e pelas apostilas da caelum, eu ainda to na estudando OO mais decidir comprar um videos aula,
no mercado livre eu achei 2 conteudos interresantes, mais um me chamo mais atenção foi o java
para web, mais tb têm o java para desktop, são cursos diferentes do mesmo autor, eu queria saber
qual e melhor, não o curso mais a aplicação do java, tipo para web, ou desktop, procurei algo sobre
isso aqui e não achei, espero que posão me ajudar…

vlw,

zunity… :twisted:

13 Respostas

luistiagos

depende do que vc queria e goste de trabalhar…
mas posso lhe adiantar que 90% do mercado em java e pra Web, 5% desktop e os outros 5% pra dispositivos moveis…

rafaelglauber

Sobre o curso eu não sei dizer em qual dos dois materiais o autor foi
mais feliz na explanação, mas uma coisa é certa, entre web e desktop
quem deve decidir é o cliente, pois é ele que vai usar a aplicação, logo
essa escolha passa a ser um requisito do sistema e não uma escolha da
equipe de desenvolvimento. Também estou iniciando no Java, e até o momento
a melhor conclusão que tenho sobre essa dúvida é a seguinte: Aprenda java simplesmente!

fabim

E quando o cliente nem sabe o que é Web ou Desktop? @@

Comece aprendendo Desktop… depois vá para a Web e seja feliz =D

Marcio_Nogueira

Desenvolvo para a web desde 2000, e posso garantir, foi a opção correta. Tenho acompanhado o mercado de trabalho, e grande parte das oportunidades em Java são para a web (J2EE).

RenataFA

Eu desenvolvo pra desktop, é o que gosto e sempre gostei.

E veja só! Aqui na empresa, ha pouco tempo viramos as agências de Rh pra encontrar alguém pra entrar na equipe java. Muitos fizeram testes, ngn passou! NINGUÉM!

Sabem pq?! Pq todo mundo só sabe java web!

Enfim, concordo que a maioria do mercado é pra Java Web, mas tb temos que lembrar que quase todos só fazem web, então temos muitos concorrentes pras vagas web, e nenhum (nenhum msm!) pras vagas desktop.

Conversei com colegas, não foi só aqui na empresa que houve essa dificuldade pra encontrar alguém.

Enfim, quer minha opinião sincera?! Faça o que vc gosta! Trabalho só fica bem feito qdo as pessoas trabalham naquilo que gostam, acho isso primordial!!!

Boa sorte! :wink:

RaulCarlin

Se eu puder escolher vou escolher sempre Desktop… hehehehe

Rodrigo_Carvalho_Aul

Sinceramente, as pessoas não sabem nem Java pra Web. A qualidade dos programadores em geral é cada vez pior.

Um programador bom desenvolve web e desktop com a mesma qualidade. Principalmente se a empresa contratante já tem um framework de desenvolvimento definido e eficiente.

[]'s

Rodrigo Auler

T

Dona Renata, ontem mesmo meu chefe estava comentando que se ele fosse levar a um cliente um projeto para desktop, ele indicaria .NET (em vez de Java) devido a essa dificuldade de achar gente que consiga ser produtivo em Swing.

Temos um projeto grande aqui em Swing (uma applet super-complexa), e ela está cada vez mais difícil de manter devido aos problemas de achar gente boa para mexer nela.

zunity

Vlw galera pelas opiniões de vocês,
realmente e muito dificil conseguir profissionais
para a area de desktop por isso eu perguntei,
eu pretendo aprender os dois, mais minha duvida
e qual aaprender 1°, mais vlw ai vo estudar mesmo…

vlw,

zunity… :twisted:

Ironlynx

Applet?É raro hoje em dia alguém se dar ao luxo de mexer com applet, ainda mais complexa, tipo omegatimming e aquela do serviço de aviação americano(postei aqui tempos atrás).Seu chefe aceita home office? :lol:
E pq ele manteve a applet, e não tentou uma dessas soluções flex da vida(virou moda né…)?

RenataFA

Bom, a qualidade dos profissionais java pra web eu não sei… eu sou sincera em assumir que aprendi ambos, mas só usei profissionalmente desktop e por isso sou uma negação em web, não lembro de quase nada que aprendi. Pretendo melhorar isso, mas como falei, não gosto de desenvolvimento web, por isso fico “empurrando com a barriga” esse meu aprendizado… :oops:

É isso msm thingol! Tá faltando gente que consiga ser produtivo em swing, como eu disse, todo mundo se prepara apenas pra web. Foi o que aconteceu aqui, não foi possível encontrar ngn que conseguisse fazer uma tela simples em swing!

Tb acho que bom desenvolvedor deve ser bom em ambas as tecnologias… mas ainda não consegui ser como esse bom programador.

fabim

Applet?É raro hoje em dia alguém se dar ao luxo de mexer com applet, ainda mais complexa, tipo omegatimming e aquela do serviço de aviação americano(postei aqui tempos atrás).Seu chefe aceita home office? :lol:
E pq ele manteve a applet, e não tentou uma dessas soluções flex da vida(virou moda né…)?

E quando existe a obrigação de ser Java e vc nao consegue fugir de applets?

Eu na minha opinião acho que Java é bom pra Desktop sim mas é como os amigos disseram: tem q ser bom e geralmente ter seus
proprios componentes customizados.

Ironlynx

Se “for” mandatário, não tem muito jeito, mas eu acho que o problema do applet do Thingol é que deve ser um daqueles monstros corporativos, com esquemas de permissões e tudo mais.

Não tem jeito.Todo mundo com mais de 1 ano de java desktop tem que ter sua própria biblioteca de componentes “personalizados” para ser produtivo.Seu table model padrão,JDateField,JNumericField… eu até me perco, vez ou outra, nos componentes aqui… :slight_smile:

Criado 10 de outubro de 2007
Ultima resposta 11 de out. de 2007
Respostas 13
Participantes 10