Opa Galera
Eu a algum tempo atraz fiquei desenvolvendo aplicações web utilizando JSF por um pouco mais de 1 ano. Nesta época eu utilizava a versão 1.1, sendo que a 1.2 estava sendo desenvolvida, e foi no final desta época que a versão 1.2 foi lançada. Após isto passei a desenvolver com OpenLaszlo utilizando Spring e acabei não usando mais o JSF…
A aplicação que eu vou desenvolver agora vai usar o JSF apenas para renderizar a página quando ela for acessada. Ou seja, quando ocorre uma requisição para uma JSP, o JSF popula os dados para a página (buscando dados no BD ou fazendo qualquer outro tipo de processamento) e retorna o HTML. Após a página ser carregada, todas as outras ações dentro dela serão realizadas via ajax.
Eu gostaria de saber o seguinte, a versão 1.2 executa sob Servlet 2.5 e JSP 2.1 certo ?
Mudou muita coisa da versão 1.1 para a 1.2 ?
Dei uma lida ± nas mudanças que ocorreram de uma versão para a outra, e vi que o maior objetivo da nova versão era unificar a EL do JSF com a do JSP, para a JSTL funcionar mais corretamente e tal (me corrijam se eu estiver errado, mais é claro que não foi só para isso né…). Mas no meu caso não vou usar a JSTL…
Será que vale a pena eu utilizar a 1.2 ?
Ou para o que eu vou fazer (que seria por exemplo popular um dataTable, ou um combobox, etc… no momento do load da página) as duas versões trabalham praticamente da mesma forma e tanto faz eu usar a 1.1 como a 1.2 ?
Pois para usar a versão 1.2, eu teria q mudar para as novas versões de Servlet/JSP assim como migrar para o Tomcat 6, tenho medo de acabar perdendo tempo com erros de incompatibilidade. Pois eu entrei em um projeto agora que está atrasado e não posso ficar perdendo muito tempo =/.
Com certeza após desenvolver este projeto eu vou começar a usar a versão 1.2 para dar uma olhada, mais vou fazer isto com calma vendo uma coisa de cada vez. E agora eu não sei se teria um tempo legal para realizar testes migrando o que eu ja tenho para a 1.2…
Queria só a opinião de alguem que usava a 1.1 e foi para a 1.2, ter um feedback de quem ja passou por isso.
Se alguem souber alguma outra grande vantagem da 1.2 para a 1.1 (tirando a EL unificada…) que faça valer o esforço, manda ae a dica =]
Obrigado
Rodrigo Kerkhoff