Dúvida específica sobre JavaSE + JDBC

Boa tarde.
Eu tenho uma certa dúvida que é sobre programar uma pequena aplicação para estudo que utiliza Java (lógico) e JDBC para comunicar com um banco PostgreSQL.
A dúvida é:
Eu quero fazer um pequeno teste de desempenho de uma aplicação simples, e gostaria que por exemplo, 2 pessoas acessassem o banco de dados colocando dados, pesquisando.
Então na minha idéia, eu teria que fazer somente 1 aplicação e depois clonar para um PC que está diretamente conectado ao meu PC para que essa aplicaçao tenha acesso ao Banco De Dados?
Ou deveria fazer ajustes específicos? Threads? Sendo que no que vou usar por enquanto é só inserção de dados no banco de dados e uma consulta para saber como foi inserido no banco.
Não sei se fui muito claro, mas caso queiram mais detalhes, pode perguntar.

Agradeço desde ja.

olha pelo que eu entendi sim.
Será um mesmo programa porém serão utilizados em locais diferentes.

Deixa eu ver se eu entendi sua dúvida.
Você quer desenvolver uma aplicação que possa ser acessível em duas máquinas ao mesmo tempo?

[quote=esdmorais]Deixa eu ver se eu entendi sua dúvida.
Você quer desenvolver uma aplicação que possa ser acessível em duas máquinas ao mesmo tempo?[/quote]

Isso. Como estou estudando Java na faculdade, eu fiquei curioso de como armazenar as informações e o desempenho (e isso talvez até me ajude nos futuros trabalhos academicos que virão pela frente).
E o acesso seria simultaneo, mas pelo que vi, só adição de dados e consulta dos dados.

É só vc desenvolver a aplicação e instalar nas 2 ou mais maquinas!
Vc não vai precisar instalar ou configurar nada nas maquinas desde de que use o tipo de JDBC com conexão direta (nativo) com o seu provedor de banco.

Obrigado pelas respostas pessoal. Foram muito esclarecedoras.

Isso mesmo, vc pode fazer a aplicação e instalar nas duas máquinas.
No caso de aplicações web, a aplicação pode ficar rodando somente em uma máquina (pode ser no servidor mesmo) e a outra acessa através do navegador.