DÚVIDA - Estrutura de PACOTES/CLASSES

6 respostas
peerless

Fala pessoal, blz? Espero que sim!
Como sou principiante em java, estou tendo sérios problemas para organização dos pacotes. (Tive grande “mordomia” quando programava em delphi, pois o mesmo praticamente era só add/del units, e o uses ja saia funcionando)

Acontece que no NETBEANS, eu consigo criar o pacote, porém, não consigo adicionar pacotes já existentes no projeto.

Gostaria da opinião de vocês, em saber, como criar um pacote desde a organização das pastas, ate a inclusão de classes nos mesmos, de modo profissional. (Pois acho que estou fazendo uma tremenda gambiarra)

MUITO OBRIGADO, FIQUEM COM DEUS.

abs!

6 Respostas

_Renatu

Primeiramente, a gente não costuma aconselhar os principantes a usar uma IDE, como o Netbeans. É legal você programar na raça com um Notepad ou algo do genero, pra voce justamente se acostumar com essas coisas de Classpath, pacotes, e até se habituar com alguns padrões de estética…

Enfim, existe sim como adicionar pacotes já existentes no seu projeto. Eu não estou com ele aberto aqui, mas é algo parecido com clicar com o botão direito na pasta lib do seu projeto, e escolher a opçao “ADD jar/lib”…

E… a criação dos pacotes inerentes ao seu projeto, varia bastante de projeto para projeto… se você estivar utilizando um padrao MVC, por exemplo, seria interessante usar pacotes com nomes view, model e controller…

peerless

_Renatu:

E… a criação dos pacotes inerentes ao seu projeto, varia bastante de projeto para projeto… se você estivar utilizando um padrao MVC, por exemplo, seria interessante usar pacotes com nomes view, model e controller…

Amigo não faço ideia do que é padrão MVC, poderia dar uma breve esclarecida?

Ja passei do tempo do notepad, ja entendi bem a lógica, sei conectar com banco de dados, e tudo mais. O problema é a tal organização dos pacotes… quando vou dar import ele não acha o outro pacote :’(

MTO OBRIGADO DE QUALQUER FORMA PARCEIRO, valeu pela atenção e pela ajuda!

R

Quanto a MVC, dá uma olhada em:

_Renatu

então…

Você tem que conseguir adicionar o .jar do pacote que você quer importar na sua pasta lib, da forma que eu falei (ou tentei eheh)…

O java vai procurar os pacotes que você importar nesta pasta…

_Renatu

Dei uma pesquisada na pagina do netbeans, achei esse tutorial que não é sobre isso, mas tem um trechinho:

http://www.netbeans.org/kb/55/import_j2se.html#with_source

Tenta dar uma passeada pelo site do netbeans, tem alguns tutoriais básicos ali…

peerless

Poxa valeu, este link respondeu tudo!

Abração!

Criado 5 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 5 de fev. de 2007
Respostas 6
Participantes 3